Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Estado

Social

Governo de Goiás promove segunda edição do “Dignidade na Rua” nesta quarta, em Goiânia

Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, ação vai levar a pessoas em situação de rua serviços de emissão de documentos, vagas de emprego e vacinação

Foto: Seds
post
Dignidade na Rua: população recebe duas refeições completas, além banho quente e roupas limpas 

03 agosto, 2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove, nesta quarta-feira (03/08), das 14 às 20 horas, em Goiânia, a segunda edição do “Dignidade na Rua”. Diversos serviços públicos serão oferecidos de forma gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação será realizada na Praça do Trabalhador, em frente à antiga Estação Ferroviária da Capital, em parceria com entidades e sociedade civil. mA força-tarefa conta com participação de diversos órgãos e unidades da administração estadual. A Seds vai disponibilizar a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; corte de cabelo e distribuição de roupas. Equipes da Polícia Técnica Científica farão a emissão de documento de identidade e a Secretaria da Retomada fará encaminhamento para vagas de emprego. Já a Secretaria da Saúde estará presente com vacinação, testes de HIV, sífilis e curativos, além da oferta de vagas para tratamento de dependência química em comunidades terapêuticas. Os cidadãos poderão contar ainda com orientação para demandas jurídicas, via Defensoria Pública Estadual, e dar início ao processo e retificação de prenome e gênero de pessoa trans.  O Ministério Público de Goiás participa da ação com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), que busca por pessoas sumidas, por meio da coleta de informações e registros em bancos de dados integrados nacionalmente.  De acordo com o secretário Wellington Matos, o projeto Dignidade na Rua é uma ferramenta importante para atender às necessidades de uma parcela marginalizada da sociedade. “Queremos entender suas necessidades reais e atendê-las, para que tenham a oportunidade de recuperar a sua cidadania”, afirmou. A primeira edição do “Dignidade na Rua” foi realizada no mês de abril, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, quando realizou cerca de 200 atendimentos. 

Cuidados

Tendo em vista a dificuldade de acesso a itens básicos como a água, sabão e banheiro nas ruas, o Governo de Goiás também vai disponibilizar, durante a ação, oportunidade de banho quente, além da distribuição de roupas limpas e duas refeições completas. As atividades serão encerradas com um momento cultural.