Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Estado

Saúde

Governo de Goiás entrega serviço de hemodiálise na Policlínica Estadual de Formosa

Pacientes do município e da região do Entorno do DF agora têm atendimento mais próximo às suas casas, serviço tem capacidade inicial para 42 pessoas, em três turnos

Fotos: Iron Braz/SES
post
Policlínica de Formosa é a quarta no Estado a oferecer serviços de hemodiálise, capacidade inicial é para 42 pacientes 

09 agosto, 2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou nesta terça-feira (09/08), o novo serviço de hemodiálise na Policlínica de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. A ala tem capacidade para atender até 42 pessoas, em três turnos: manhã, tarde e noite. O atendimento na unidade vai beneficiar pacientes do município e de outros das regiões do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste Goiano, que não precisam mais percorrer longas distâncias para terem acesso ao tratamento. “Um serviço mais próximo das pessoas é um direito dos nossos usuários. E pacientes críticos, como os renais crônicos, agora terão tratamento mais facilitado, com acesso mais próximo e de forma humanizada”, destacou o titular da SES, Sandro Rodrigues. O plano da secretaria é instalar uma ala de hemodiálise em cada uma das Policlínicas. Inaugurada em março de 2022, a unidade de Formosa é a quarta a oferecer hemodiálise aos pacientes renais crônicos, serviço que já existe nos municípios de Posse, Goianésia e Quirinópolis.

Segurança e conforto
A implantação da hemodiálise traz segurança e conforto aos pacientes, reduzindo os riscos de problemas em decorrência do deslocamento para locais mais distantes. As solicitações dos agendamentos continuam sendo realizadas pelos municípios para o Complexo Regulador Estadual. Os pacientes são acolhidos por uma equipe de atendimento psicológico, que faz acompanhamento individual de cada um. “Nosso maior interesse é que o paciente finalize o tratamento e, depois, consiga o transplante. Por isso, avaliamos a adesão, análise da rede de apoio, do contexto social e financeiro, tudo que influencie na adesão”, afirma a psicóloga hospitalar da Policlínica de Formosa, Camila Abigail, acrescentando que, caso o paciente falte a sessões, ele é contactado para se verificar o motivo da ausência.

Perto de casa
Em tratamento de hemodiálise há seis anos, Jorge Alberto Gonçalves abandonou a profissão de operador de máquinas por causa dos problemas de saúde. O morador de Formosa não precisará mais viajar até Posse para conseguir atendimento. “Antes, eu tinha que ir para Posse, a 235 quilômetros, três vezes por semana, para fazer o tratamento. Agora está bem mais fácil”, relatou.

Abrangência
A Policlínica Estadual de Formosa é referência para 31 municípios do Estado, com abrangência nas regiões do Entorno do Distrito Federal e Nordeste Goiano. A unidade é equipada com 26 consultórios, para atendimento em 22 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, neurologia, pediatria, ortopedia, pneumologia e reumatologia. Conta ainda com nove equipes multiprofissionais. A estrutura dispõe também de 16 salas para realização de exames de imagem, um laboratório e suporte itinerante para realização de tomografia e mamografia.