Domingo, 28 de
Abril de 2024
Estado

Bolsonarista

Governador Wanderlei Barbosa, do Republicanos, declara apoio a Bolsonaro no segundo turno

Anúncio aconteceu durante reunião política em Palmas, com a presença do ex-ministro do turismo Gilson Machado. Não há previsão de reunião ou encontro entre Wanderlei e Bolsonaro

Foto: Reprodução/Redes Sociais
post
Wanderlei Barbosa durante reunião em que declarou apoio ao presidente Bolsonaro

17 outubro, 2022

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais. O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (17/10) durante uma reunião em um hotel em Palmas. O encontro político contou com a presença de deputados federais, estaduais e senadores do Tocantins. Também estava presente o ex-ministro do turismo Gilson Machado. Ainda não há previsão de reunião ou encontro entre Wanderlei Barbosa e Bolsonaro. Durante o discurso em que explicou a decisão, o governador disse que conversou com empresários do agronegócio e entendeu que o apoio a Bolsonaro é importante para a economia e geração de empregos. Também citou questões familiares como o apoio do pai e do irmão ao atual presidente. “Eu tenho que atuar pela minha família, pela sociedade tocantinense e pelo Brasil. Eu declaro o meu voto para o presidente Bolsonaro”, disse. Wanderlei também convocou os deputados a fazerem uma “cadeia de conversa” pela reeleição. “Eu quero pedir aos deputados estaduais: é hora de a gente fazer uma cadeia de conversas com os nossos prefeitos, os nossos vereadores para a gente intervir neste processo que importante para o Tocantins e para o Brasil”, disse em outro trecho.

Mudança 
Esta é a primeira vez que o governador do Tocantins declara publicamente apoio a um candidato na disputa da Presidência. Durante o primeiro turno ele se manteve neutro, e chegou a dizer que não podia pedir voto a um candidato que estava apoiando outra pessoa para o governo do Tocantins por ter "amor próprio" - referindo-se ao apoio de Bolsonaro a Ronaldo Dimas (PL). "Olha, eu tenho falado sobre isso, do meu amor próprio. Como que eu vou pedir apoio, pedir voto para um candidato que quer me derrotar no meu estado? Dois candidatos principais têm candidatos dos seus partidos e nós respeitamos isso. Eles vão trilhar com seus candidatos e eu vou trilhar o meu caminho pelo Tocantins. Aquele que for escolhido eu trabalharei com ele", afirmou em entrevista. Após se reeleito, Wanderlei voltou a dizer, durante entrevista à TV Anhanguera no dia 3 de outubro, que pretendia trabalhar junto com quem fosse eleito, mas iria pensar sobre declarar apoio a algum candidato. No primeiro turno, Jair Bolsonaro (PL) teve 379.194 votos (44%) no Tocantins e foi derrotado pelo ex-presidente Lula (PT), com 434.303 dos votos válidos (50,40%).