Sexta-feira, 26 de
Abril de 2024
Estado

Parceria

Governador Wanderlei Barbosa faz visita ao Hospital de Amor de Palmas

Presidente da entidade mantenedora do Hospital afirma que unidade deve entrar em funcionamento em meados de 2022

Foto / Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
post
O presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata (à direita) recepciona o governador Wanderlei Barbosa no Hospital do Amor

30 novembro, 2021

Por Jarbas Coutinho

 O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou na tarde de segunda-feira (29/11), as instalações do Hospital de Amor, em Palmas, onde foi recebido pelo presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata. Acompanhado do titular da pasta da Saúde, Afonso Piva, e de outros auxiliares, o Chefe do Executivo Estadual conheceu toda a estrutura e afirmou que a sua gestão já liberou recursos para ajudar na implantação da unidade. O Governador disse, ainda, que pretende ajudar a consolidar o Hospital do Amor, para aliviar o sofrimento de centenas de pessoas que são diagnosticadas com câncer no Tocantins. “O Hospital de Amor é uma referência para tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer, então liberamos recursos. Queremos fazer essa agenda e ajudar a consolidar esse Hospital para minimizar o sofrimento de tanta gente que recorre a Barretos e que pode ser tratada aqui em Palmas. Em funcionamento, esse Hospital vai atender em torno de 1.000 pessoas diariamente. Às vezes falta sensibilidade das pessoas para entender a importância dessa unidade para o Tocantins”, ressaltou. Wanderlei Barbosa destacou que a implantação do Hospital do Amor em Palmas tem enorme alcance social e vai impactar na redução de custos que pacientes e famílias têm ao se deslocar para São Paulo em busca de tratamento. Na ocasião, o Governador anunciou que orientou a sua equipe a firmar parcerias para a conclusão da unidade no Tocantins. “Esse Hospital, em funcionamento, seguramente será muito mais confortável para essas pessoas, porque é uma estrutura de primeiro mundo. Já determinei a equipe para que estabeleça as parcerias e convênios necessários e possíveis para que possamos consolidar essa unidade”, garantiu. O presidente da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital do Amor, Henrique Prata destacou que o governador já está envolvido em ajudar na consolidação da unidade ao liberar emendas de anos anteriores, que estavam paradas. “Diante dessa realidade, foi um dia muito importante. Ele conheceu a dimensão do projeto e foi um momento importante na vida dessa obra porque, de imediato, já está liberando as emendas impositivas ainda pendentes e tudo isso nos deu uma nova esperança de parceria para proporcionar os meios de funcionamento mais rápido desse projeto”, disse. De acordo com Henrique Prata, a unidade deve entrar em funcionamento em meados do próximo ano.

 Atendimentos

Dados referentes ao ano de 2020 indicam que o Hospital de Amor de Barretos atendeu 1.631 pacientes tocantinenses, que geraram 18.027 atendimentos para 100 municípios do Estado.

 Estrutura

A nova unidade em Palmas conta com uma área de 76.240 m², sendo que 54.240 m² foram doados pelo Governo do Tocantins. Ao concluir a obra, o prédio contará com 15 mil metros de área construída e vai abrigar uma equipe de 756 funcionários e 195 médicos.

 Presenças

O governador Wanderlei Barbosa foi acompanhado pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme; e pela secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida.