Palmas (TO) - O ex-vereador de Palmas Iratã Abreu, de 34 anos, é o 10º infectado por coronavírus no Tocantins. Ele é filho da senadora Kátia Abreu e testou positivo no domingo (29/3). O paciente está com sintomas leves e não apresentou febre. Nas redes sociais, ele agradeceu as mensagens de carinho e confirmou que está em casa, de repouso e isolado. "Em Palmas desde o dia 14, sem nenhum sintoma trabalhei normalmente, e no feriado/fim de semana retrasado (entre 20 e 22), comemorei o meu aniversário e estive com amigos e familiares. Não sei onde 'peguei' o corona, é um mistério entre Brasília e Palmas". Ele disse ainda que começou a perceber os sintomas há cinco dias. Kátia Abreu também se posicionou nas redes sociais. Segundo ela, o filho está passando bem e segue monitorado. "Reafirmo meu pedido para que todos fiquem em casa. Ainda estamos na pior fase do vírus. Peço orações pelo Iratã", disse. Por meio da assessoria de imprensa, a senadora disse também que o filho está em casa, na capital, recebendo cuidados conforme orientação médica e em completo isolamento. Afirmou ainda que a família segue confiante na plena recuperação de Iratã.
Coronavírus no Tocantins
No domingo (29/3), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou novo boletim de acompanhamento da situação do coronavírus no Tocantins. O documento traz a confirmação de um novo caso em Palmas. O paciente é um homem de 34 anos que esteve recentemente em Goiânia e Brasília. Ele é morador de Palmas e está em isolamento domiciliar. De acordo com a SES, não há pacientes internados na rede pública estadual de saúde em função do coronavírus. Com a nova confirmação, o total de casos no estado chega a 10, sendo 9 em Palmas e um em Araguaína. O boletim foi divulgado depois da própria secretaria informar que o Laboratório Central do Tocantins não realizaria testes no fim de semana. No documento a informação é de que o Lacen fez 22 testes neste domingo.
Serviços alterados pelo coronavírus no Tocantins
No sábado, A secretaria afirmou ainda que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) recebeu amostras de pessoas que tiveram contato com a primeira paciente que testou positivo para coronavírus em Araguaína. Também foram recebidas amostras de Augustinópolis e Colinas do Tocantins. Neste domingo também completa uma semana desde a última atualização do número de casos suspeitos no estado. A informação deixou de ser divulgada no dia 22 de março e a Secretaria de Saúde do estado alega instabilidade no banco de dados nacional.
Fonte: G1 Tocantins / Poptvnews