Quinta-feira, 04 de
Julho de 2024
Estado

Proteção especial

Escolas de Monte do Carmo recebem palestras do Governo sobre proteção especial

Trabalho infantil, drogas, abuso exploração sexual, estão entre os temas que serão abordados

Foto: Arquivos Setas/Governo do Tocantins
post
Estudantes de Silvanópolis (TO) em palestra sobre direitos violados

09 dezembro, 2019

Eliane Tenório/Governo do Tocantins; Fotos:Arquivos Setas/Governo do Tocantins

Monte  do Carmo  (TO) - O trabalho infantil, o uso de drogas e a exploração sexual, estão entre os temas que serão abordados em escolas estaduais, municipais e rurais,do município de Monte do Carmo, na semana de 9 a 12 de dezembro.  O objetivo é levar informações e orientar estudantes, de 9 a 21 anos,sobre como identificar e as consequências dos temas em questão. As ações são promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Também será debatido sobre a rede sócio assistencial, que envolve ações de saúde, educação e assistência social do município.  “A ação faz parte de uma mobilização, com palestras e informações sobre o enfrentamento das ocorrências de violação de direitos”, afirma o pedagogo e técnico da Proteção Social Especial da Setas, Vanderly Candido de Jesus. 

Proteção Social Especial

A Proteção Social Especial é um conjunto de ações direcionadas às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social ou pessoal, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso e exploração sexual, uso de substancias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situações de rua e de trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. Esses serviços têm estreita interface com o sistema de garantia de direito exigindo uma gestão compartilhada com o poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos.

PETI

Criado pelo Governo Federal, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas. Seu objetivo principal é erradicar todas as formas de trabalho infantil no país, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social de seus beneficiários. O programa oferece auxílio financeiro, por meio de cartão magnético, pago mensalmente pela Caixa, à mãe ou ao responsável legal do menor.