Sábado, 27 de
Abril de 2024
Estado

Investimentos

Empresário aposta no crescimento e amplia investimentos em Porto Nacional

Em dois anos, o município gerou mais de 2 mil novos empregos, segundo dados do Caged; PIB do município já é o terceiro maior do Estado

Foto: Joeldino Gomes/ Secom Porto Nacional
post
Empresário Murilo Miranda Carneiro, diretor-executivo do Grupo Areia da Ilha

29 fevereiro, 2024

A cidade de Porto Nacional  (TO),  saltou do quarto para o terceiro lugar no PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2021, o PIB de Porto nacional já era de R$ 3,6 bilhões. Isso mostra os resultados de uma política consistente de desenvolvimento econômico. O prefeito Ronivon Maciel comemora os bons resultados. “É muito gratificante que cada vez mais portuenses tenham a oportunidade de garantir renda tendo um emprego formal, pois isso é sinônimo de garantia de direitos resguardados pela legislação”, destaca o prefeito. Para o empresário e diretor-executivo do Grupo Areia da Ilha, Murilo Miranda Carneiro, Porto Nacional tem se destacado continuamente no cenário estadual e nacional. “Isso faz com que o empresariado acredite no potencial da cidade”, afirma. O Grupo atua no município há 15 anos produzindo matéria-prima para a construção civil. “Nós entendemos que Porto Nacional tem demanda e a cidade precisa ser autossuficiente na geração desse produto final para a clientela. A partir do momento que o próprio município consegue atender a demanda, isso faz com que a receita gerada fique aqui”, explica o empresário. A empresa foi se desenvolvendo com foco em atender as demandas locais. “Uma cidade que quer ser destaque e ter progresso não pode depender de produtos de fora. Isso nos fez instalar esse projeto para que a matéria-prima extraída aqui fosse processada localmente para atender também as demandas daqui”, revela Murilo. O grupo vem crescendo e, com isso, a oferta de vagas também acompanha essa expansão. “Com o novo empreendimento nessa primeira etapa, já foram preenchidas cinco novas vagas e para a segunda etapa, com previsão para até o meio do ano, temos previsão de abrir mais três postos de emprego”, contabiliza. Assim, apenas essa empresa vai gerar mais oito vagas formais diretas, todas qualificadas (salário maior, benefícios e extras).

Geração de emprego
Nos últimos três anos, a Capital da Cultura e do Agro tocantinense vem se destacando devido a geração de emprego e renda no município. Entre 2021 e 2023, Porto Nacional ampliou em 30% o número de empregos formais, o que representa um saldo positivo de 2.192 novos postos de trabalho, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados).