Segunda, 15 de Agosto de 2022
Estado

Eleições 2022

Candidatos ao governo de Goiás em 2022; veja lista

Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai até 5 de agosto. Primeiro turno da eleição está marcado para o dia 2 de outubro

Foto: Divulgação
post
Governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB), pré-candidato à reeleição

06 agosto, 2022

Goiás tem oito candidatos oficializados ao governo do estado até esta sexta-feira (5/8). Veja a lista abaixo. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai até 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 2 de outubro. Um possível segundo turno será no dia 30 do mesmo mês. Esta reportagem é atualizada à medida que os candidatos são confirmados. Confira a lista dos candidatos ao governo de Goiás em 2022 (em ordem alfabética):

Cíntia Dias (PSOL)
Cíntia Dias é a candidata ao governo de Goiás pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Cíntia tem 45 anos e é natural de Goiânia. A candidata é socióloga, formada em ciências sociais e cursa mestrado em sociologia. A candidatura de Cíntia foi confirmada em convenção do PSOL no dia 30 de julho.

Edigar Diniz (Novo)
Edigar Diniz é o candidato do Partido Novo à disputa ao governo de Goiás. Edigar Diniz tem 46 anos e é natural de Santa Helena de Goiás. É empresário na área de tecnologia da informação e conselheiro de uma associação que desenvolve ações sociais no estado. É formado em ciências da computação e pós-graduado em docência universitária. Candidatura foi confirmada em convenção do Novo no dia 23 de julho. O vice na chapa é Jamil Said, do mesmo partido.

Gustavo Mendanha (Patriota)
O Patriota escolheu Gustavo Mendanha para ser o candidato do partido ao governo de Goiás. Gustavo Medanha tem 39 anos e é goianiense. Ele é formado em Educação Física e foi prefeito de Aparecida de Goiânia, tendo deixado o cargo em março deste ano. O nome de Gustavo Mendanha foi confirmado em convenção no dia 5 de agosto. Vice na chapa é Heuler Cruvinel, também do Patriota.

Professora Helga (PCB)
Professora Helga é a candidata ao governo de Goiás pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Helga Martins tem 41 anos e é natural de Ribeirão Preto, em São Paulo. Ela é professora na Universidade Federal de Jataí (UFJ), é graduada em direito e doutora na mesma área. O nome de Professora Helga foi confirmado em convenção no dia 3 de agosto. Vice na chapa é Lindomar Santos, também do PCB.

Professor Pantaleão (UP)

Professor Pantaleão é o candidato ao governo de Goiás pelo partido Unidade Popular (UP).O Professor Pantaleão tem 72 anos e é natural de Goiânia. Ele é professor aposentado, formado em história e lidera movimentos sociais. Nome de Professor Pantaleão foi confirmado em convenção no dia 29 de julho. Vice na chapa é Luciana Amorim, também da UP.

Ronaldo Caiado (UB)
Ronaldo Caiado é oficializado como candidato para a reeleição ao governo de Goiás pelo União Brasil (UB). Ronaldo Caiado tem 72 anos e é natural de Anápolis. Ele é médico, produtor rural e já foi deputado federal por cinco mandatos. O nome de Ronaldo Caiado foi confirmado em convenção no dia 5 de agosto. Vice na chapa é Daniel Vilela, do MDB.

Vitor Hugo (PL)
O Partido Liberal (PL) escolheu Vitor Hugo para ser o candidato ao governo de Goiás. Vitor Hugo tem 45 anos e é natural de Salvador, na Bahia. Ele é advogado e militar, formado em ciências militares, direito e pós-graduado em história militar e direito militar. Vitor Hugo foi confirmado na disputa ao governo na convenção do PL no dia 29 de julho.

Wolmir Amado (PT)
Wolmir Amado é o candidato ao governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Wolmir Amado tem 60 anos e é natural de Paim Filho, no Rio Grande do Sul. Ele é professor e ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC). O nome de Wolmir Amado foi confirmado em convenção no dia 5 de agosto. Vice na chapa é Fernando Tibúrcio, do PSB. TV Anhanguera fará entrevistas e debates com candidatos ao governo de Goiás nas Eleições 2022
Goiás ganha mais de 260 mil eleitores em dois anos, e 53% de todas as pessoas que podem votar no estado são mulheres.