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Agência de Tecnologia da Informação tem trabalhado no aprimoramento das atividades no Tocantins

Autarquia criada no primeiro semestre de 2019 tem como objetivo a execução de projetos de modernização e inovação tecnológica

Foto: Tecnologia/Governo do Tocantins
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Equipe da Agência de Tecnologia da Informação em reunião com objetivo de alinhar estratégias e fomentar inovação

31 julho, 2019

Tamires Rodrigues/Governo do Tocantins

Palmas  (TO) - No primeiro semestre de 2019 foi criada no Estado a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), com o objetivo de elaborar, coordenar e executar políticas estaduais de serviços de informação. Atendendo a 38 órgãos estaduais, visa promover a informatização das secretarias e autarquias, por meio da elaboração e execução de projetos de modernização e inovação tecnológica. “A Agência tem estudado e aplicado ações com o objetivo de trazer mais  eficiência e eficácia no desempenho das atividades dos sistemas existentes, trabalhando no desenvolvimento e gerenciamento dos portais institucionais, sistemas e aplicativos utilizados no estado“, enfatizou Thiago Maciel, presidente da ATI. A autarquia é vinculada à Secretaria da Fazenda e Planejamento, criada em março de 2019, tem como função fomentar o uso de inovações em sistemas de tecnologia para administração pública, trabalhando em mecanismos de segurança capazes de garantir a integridade da informação do cidadão tocantinense.

Comissão

Para realização do trabalho de forma efetiva foi criada a Comissão de Análise e Diagnóstico de recursos de Tecnologia da Informação, que vem realizando visitas às entidades do governo para gerar um diagnóstico da situação atual do parque computacional, recursos, serviços, sistemas, contratos e projetos de tecnologia da informação da administração do Estado do Tocantins.  “A comissão foi montada para propiciarmos ao estado uma visão real dos processos de tecnologia, com ela teremos não somente um mapa circunstancial como também informações importantes para atuarmos em um plano de ação assertivo e tomada de decisão objetivando resultados e produtividade”, afirma Pedro Luís de Oliveira, presidente da Comissão e vice-presidente executivo da ATI.  A comissão tem como objetivo a gestão e aperfeiçoamento das atividades atribuídas à ATI, trabalhando para elaboração e execução da Política Estadual de Tecnologia da Informação, a Política de Segurança da Informação e o Plano de Continuidade dos serviços de Tecnologia da Informação no âmbito estadual.

Atendimento

Neste primeiro semestre, a equipe da ATI realizou atendimentos e melhorias estruturais no Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), realizando melhorias nos sistemas de segurança com o objetivo de impedir acessos não autorizados mantendo a integridade das informações. Efetivando também a reestruturação do ambiente virtual, melhorando a disponibilidade do serviço, o tempo de resposta e as ferramentas utilizadas que representam ganho no desempenho. Atendendo solicitações a Agência realizou a atualização nos serviços tributários, nos serviços de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) da Sefaz, com a finalidade de melhorar a prestação de serviço. Atuando após a realização de um estudo que identificou as inconsistências e mudanças necessárias para melhorias no desempenho. Com objetivo de dar continuidade aos trabalhos realizados atendeu ao cronograma estabelecido pela Sefaz,  criou mecanismos para  o credenciamento das empresas para a utilização da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) de maneira 100% automatizada, possibilitando o credenciamento de mais de 18 mil contribuintes.

PPA

A ATI tem acompanhado o processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, ação que está em andamento com previsão de encerramento em setembro, e tem como tema “O Tocantins que desejamos”. A Agência tem trabalhado na implementação de novas funcionalidades no sistema utilizado nas regionais, as melhorias tem agilizado o processo de votação das consultas publicas e os relatórios gerados, formalizando todo o processo de forma rápida e de fácil acesso.

Parcerias

Uma parceria da ATI com a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA (USTDA) foi possibilitada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão com o objetivo promover as melhores práticas internacionais em compras públicas e a profissionalização em longo prazo da força de trabalho brasileira. Os representantes da USTDA estiveram no Tocantins para avaliar as oportunidades de projetos para apoio no setor de tecnologia da informação e comunicação no Estado. Por meio da parceria, a agência norte-americana apoiará os objetivos do Brasil de fazer investimentos eficientes, avançando ao mesmo tempo a missão de nivelar as condições para a concorrência internacional. A parceria terá como base a já existente colaboração entre a USTDA e o governo brasileiro com o objetivo de identificar soluções de alta qualidade para fazer avançar suas metas no desenvolvimento da infraestrutura. Participando também de eventos nacionais organizados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) em busca de conhecimento sobre as novidades no âmbito tecnológico no Brasil. Eventos que promovem ideias sobre transformação digital e divulga os projetos nacionais de sucesso, essa ação oportuniza que esses projetos sejam estendidos para o Tocantins.