Domingo, 28 de
Abril de 2024
Estado

Acidente

Acidente com 12 mortos no TO completa um ano e familiares cobram justiça

Familiares cobram o andamento do processo que deve julgar o motorista, suspeito de homicídio culposo

Foto: TV Anhanguera/Reprodução
post
Vítimas da colisão entre van e caminhão na TO-280

25 janeiro, 2024

A morte de 12 pessoas em um acidente envolvendo uma van e um caminhão na TO-280, em Almas, completa um ano nesta quinta-feira (25/1). Quatro homens, sete mulheres e um bebê morreram no local. Na cidade, será realizada uma missa para familiares e amigos. As vítimas voltavam de um atendimento médico quando o acidente aconteceu. Na época o motorista foi preso em flagrante por homicídio, mas chegou a ser solto. Em maio ele foi denunciado pelo Ministério Público e agora o caso está na justiça. O g1 tenta contato com a defesa do motorista.

Relembre quem eram as vítimas:

Deliana Rodrigues dos Santos, 29 anos
Lucilene Ferreira Folha, 55 anos
Jailma Ramalho Costa, 20 anos
Antonia Fernandes Crisostomo, 58 anos
Emilena Pinto de Oliveira, 37 anos
Luciano Antônio de Almeida, 53 anos
Marcilene Aparecida de Andrade, 56 anos
Joaquim Pereira Valadares, 65 anos
Wesley Ferreira Folha, 31 anos
Jordana Guedes Dias, 21 anos
Rute Guedes Dias, bebê de 4 meses
João Batista de Oliveira, 68 anos

Após um ano, as filhas de Joaquim e Antonia, reclamam da demora para realização de um julgamento e contam que a dor de perder os pais não passa. "O sentimento de dor que não passa, né? Que nunca vai passar. E saudade que só aumenta a cada dia. [O motorista] tem que estar preso. Se ele teve culpa, tem que pagar", diz a filha Miguelanes Crisóstomo. Joaquim e Antonia eram da comunidade quilombola poço D'antas. Eram devotos do Divino Espírito Santo e tinham costume de participar dos eventos religiosos. Por ser uma cidade pequena, as vítimas eram conhecidas e desde então a partida desses amigos e familiares é lembrada pelos moradores. Para homenagear essas pessoas será feita uma missa na igreja de Almas. "Queremos convidar você e sua família, almenses e de cidades vizinhas, para participar conosco da santa missa em sufrágio das almas dos falecidos. E dizer aos familiares e comunidade que Deus nunca faltou com a sua misericórdia para amparo com todas as famílias", disse o padre Vanderlan Cardoso. Além do casal, outra família também estava na van. Jordana Guedes estava com a filha de quatro meses e a cunhada, Jailma Ramanalho de 20 anos.

Relembre o caso
O acidente aconteceu por volta das 20h40 do dia 25 de janeiro de 2023, no quilômetro 290 da rodovida TO-280. Entre as vítimas, 12 morreram no local. Aristides Curcino dos Santos, de 68 anos, e Suel Martins de Oliveira, de 36 anos, foram levados para o hospital de Porto Nacional e Natividade. Na época testemunhas informaram à polícia que o caminhão teria tentado fazer uma ultrapassagem quando bateu de frente com a van que estava na faixa contrária. O motorista chegou a ser autuado por homicídio culposo e lesão corporal. O g1 solicitou informações sobre o andamento do caso ao Poder Judiciário e aguardar retorno.