Quarta-feira, 15 de
Maio de 2024
Diversos

Cidadania

2ªedição do projeto Juntos Pela Cidadania realiza 3,3 milatendimentos na região do Jalapão - Tocantins

Ação contou com mobilização de diferentes pastas do Governo do Tocantins para realização de atendimentos em diversas áreas no município de Mateiros - Tocantins

Foto: Tharson Lopes/ Secom Tocantins
post
A luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes também foi abordada ao longo das atividades

11 outubro, 2019

Jaqueline Moraes e Vitória Soares / Governo do Tocantins 

Mateiros (TO) - A 2ª edição do projeto Juntos Pela Cidadania, promovido pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizou 3.373 atendimentos em diversas áreas para a população da região do Jalapão. As atividades aconteceram em Mateiros, entre os dias 07 e 09 de outubro, e tiveram o objetivo de garantir o exercício da cidadania por meio da descentralização de atendimentos essenciais. Para concretização de mais uma edição do projeto, equipes de diferentes setores da Seciju, Setas e SSP se mobilizaram com dedicação, realizando emissão de documentos, revelação de fotos, testes rápidos, cursos profissionalizantes, palestras, rodas de conversa, recadastramento de famílias quilombolas e mobilização da rede de proteção à criança e adolescente. Durante os dias de atividade, temas como combate a violência contra a mulher, prevenção às drogas e respeito aos direitos humanos foram trabalhados com a comunidade local. A diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, comemorou o sucesso da segunda 2ª edição do projeto e da parceria entre diferentes pastas do governo. “Nós estamos extremamente felizes e orgulhosos com as ações que realizamos aqui em Mateiros na 2ª edição do projeto Juntos Pela Cidadania. Essa ideia nasceu da Secretaria de Cidadania e Justiça e envolveu os demais serviços que o governo pode descentralizar, levando atendimentos aos municípios mais distantes”, ressaltou.

Além das expectativas

O alto número de atendimentos realizados surpreendeu positivamente os integrantes da ação. Durante os três dias atividades, foram emitidos 409 RG’s, 30 CPF’s, 936 fotos 3x4 foram reveladas, além de recadastramento de comunidades quilombolas. Na área da saúde, 528 testes rápidos foram realizados para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). As ações também envolveram a capacitação de moradores, através de cursos profissionalizantes, no total, 160 pessoas foram certificadas em cursos de 60 horas e 510 atendidas nas áreas de corte de cabelo, design de sobrancelha e maquiagem. As atividades também contaram com a realização de palestras de conscientização sobre a violência contra a mulher, envolvendo 218 participantes. Para o papilocopista do Instituto de Identificação da SSP, Tito Lustosa, o grande número de atendimentos demonstra a dificuldade de acesso da população a documentos básicos.  “Nosso principal papel é a contribuição para o exercício da cidadania, pois o RG é um importante documento de relação entre o indivíduo, a sociedade e o governo, é com ele que o Estado atesta sua unicidade, sua individualidade como pessoa. Através desse projeto estamos contribuindo com isso, abrindo portas através da emissão do RG para o acesso da população a diversos benefícios. Essa ação foi além do que imaginávamos e atestou que devido ao difícil acesso ao município, a população sofre uma carência em relação a documentação”, relatou. A técnica da Gerência de Inclusão Produtiva da Setas, Rosy Barros, acredita que a ação teve um grande significado para a região, devido a carência de atendimentos na comunidade local. “O projeto em Mateiros teve um significado ainda maior, devido a dificuldade do acesso ao município e necessidade das comunidades, o de dar esperança para essas pessoas. Na entrega dos certificados, foi possível perceber a felicidades deles, devido a participação nos cursos profissionalizantes. Foi gratificante!”, destacou.

Proteção à criança e adolescente

A luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes também foi abordada ao longo das atividades. Entre as ações, foram realizadas palestras de prevenção às drogas, com 325 participantes; palestras sobre o Sistema Socioeducativo com participação de 108 adolescentes; além de oficinas lúdicas com 149 crianças da região do Jalapão. Durante os dias de programação, também foram realizadas mobilizações e reunião com equipes da rede de proteção dos direitos da criança e adolescente. De acordo com a diretora de Direitos Humanos da Seciju, a reunião teve grande importância para diagnosticar os principais problemas enfrentados na região. “Nós pudemos observar a satisfação de toda equipe em atender os moradores. Nós fomos em todas as escolas do município, realizando rodas de conversa, palestras sobre a importância do respeito aos direitos humanos e alertando os jovens sobre o perigo das drogas. A reunião com a rede de proteção da criança e o adolescente também foi muito importante, pois os conselheiros tutelares, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e a Secretaria de Assistência Social de Mateiros trouxeram os problemas que vem enfrentando com os jovens, a partir disso, iremos trazer projetos para esse município, para que a consigamos diminuir o alto índice do abuso de drogas entre os jovens”, ressaltou Sabrina.