Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Cultura

Dança

Mistura de vertentes artísticas marca a 3ª edição da Sexta Cultural

Programação deste dia 13 fez o público dançar ao som de vários ritmos

Foto: Adetuc/Governo do Tocantins
post
Grupo Os Cako surpreendeu o público com apresentação acrobática

14 setembro, 2019

Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Palmas (TO) - Para os supersticiosos,  o dia 13 cair justo numa sexta-feira, melhor nem sair de casa! Mas quem não acredita nos supostos malefícios da data e apostou em conferir as atrações da última Sexta Cultural, neste último dia 13, não teve do que reclamar. Foi uma verdadeira festa de sonoridades, cores, sabores, alegria. O público presente cantou e dançou ao som de ritmos diversos. Em sua terceira edição, o projeto Sexta Cultural, uma parceria entre o Instituto Cidadania Amazônia e o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), via emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis, levou para a estrutura montada ao lado do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, cantores João Bolo, Leandro Macedo, Dágila Saboya, Chico Fran e a baiana Larissa Luz, e ainda intervenções do grupo dança Sombras do Hip Hop, e das trupes circenses Os Kaco e Sóladies, de São Paulo. "O objetivo do Governo com a Sexta Cultural é integrar toda a parte cultural do nosso Estado na Capital e mostrar tudo isso para a nossa sociedade, porque nós entendemos que um Estado sem cultura é um Estado sem história. O projeto é uma oportunidade para mostrarmos nossos músicos, nossos artistas circenses, nosso artesanato, nossa culinária, enfim, o que nosso povo tem de melhor", comemorou o presidente da Adetuc, Tom Lyra. 

Atrações musicais

A programação começou com João Bolo, muito conhecido em Gurupi pela qualidade interpretativa da música popular brasileira e canções próprias, lembrando a todos que essa seria mais uma noite especial. Na sequência, o cearense de nascimento e tocantinense por adoção Chico Fran apresentou seu repertório autoral com muita propriedade. Representando Araguaína, a cantora Dágila Saboya veio a Palmas para apresentar seu repertório de samba, agradando o público que ainda não conhecia sua bela voz. Em seguida, Leandro Macedo que colocou o público para cantar os maiores sucessos de Tim Maia, com intervenções de forró que convidaram o público a dançar. O noite foi encerrada com a surpreendente presença de palco de Larissa Luz e sua música que mescla eletrônico às batidas afro-brasileiras. Sua participação ocorreu por meio de uma parceria entre Adetuc e Sesc, que levou para a Sexta Cultural esta atração do projeto Aldeia Jiquitaia. O público também aproveitou a presença da biblioteca móvel do Sesc, com mediação de leitura.

Humor e dança

Mais uma vez, crianças e adultos fecharam roda na frente do palco durante os intervalos dos shows. Muito conhecidos do público, os rapazes do Sombras do Hip Hop voltaram ao projeto para mostrar todo seu talento. O mesmo valendo para a turma Os Kaco, que levou toda a sua experiência alimentada por meio de um projeto social em Taquaruçu e surpreenderam com uma performance acrobática e pirofágica com elementos da cultura afro-indígena. A novidade ficou com a presença do grupo  Sóladies, formado somente por mulheres e que arrancou risadas de todo o público presente. A próxima edição está prevista para 5 de outubro, um sábado. A mudança se dá em função das comemorações alusivas ao aniversário do Estado.