Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Cultura

Autodidata

Lucas Pinto de Almeida, autodidata por convicção e professor por excelência

“Professor Lucas” era natural de Itacaja (GO), hoje Tocantins. Foi professor nas regiões de Palmeiras (Ponto Alta do Tocantins) e de Balsas Mineiro (Silvanópolis(TO)

Foto: Divulgação
post
O professor Lucas Pinto de Almeida com sabedoria e dedicação, superou o seu tempo

06 março, 2021

p/ Raimundo Lira

 Lucas Pinto de Almeida, autodidata e professor -  “Professor Lucas” era  natural de Itacaja (GO),  hoje Tocantins. Foi professor nas regiões de  Palmeiras (Ponto Alta do Tocantins), Novo Acordo, Tocantínia,   e de  Balsas Mineiro (Silvanópolis(TO). Nestas comunidades,  ele  alfabetizou e educou   centenas de jovens e  adolescentes das famílias: Almeida, Marinhos, Gonçalves, Barbosa, Melquíades, Oliveira,  Reis, Quiribas, Pereira, Lira, Ribeiro, Batista,  Coletos, Paulino e Aguiar, que hoje brilham por este Brasil  à fora como  profissionais bem sucedidos.    Visionário o “ Professor Lucas”, para muitos “Tio Lucas” e para  outros  “Padrinho Lucas”, poeta, escritor e contista, dedicou toda sua vida no sagrado oficio de ensinar as pessoas a ler e a escrever,  do bêabá à Cartilha, sem se esquecer é claro, da danada da tabuada com seus  noves fora: 3x5=15 noves fora 6. O dedicado Professor Lucas, lecionava durante o dia,  de Segunda à Sexta-feira; no Sábado Ele fazia  o “Argumento”, um tipo de  prova de final de semana. Neste dia todos os alunos e alunas teriam que dá sua lição sem errar. Os outros colegas  mais velhos e adiantados  eram seus monitores. Alunos com: Pedro Paulino de Almeida, Maria Madalena Batista Souza, Derocy Pereira da Cruz, Antônia Soares da Cunha, Teófilo Pereira Andrade, Regina Aguiar dos Reis, Deoclides Pereira de Souza, Valdemi Batista Souza e muitos outros    colaboravam com o Professor Lucas, tomando as lições dos outros alunos. Durante à noite, o Professor Lucas utilizando luz de candeia – pavil  de algodão com óleo de mamona -   para confeccionar com canetas  tinteiras as cartilhas e as tabuadas.  Com uma  caligrafia perfeita, o Professor Lucas não errava uma letra e nem borrava sequer uma folha de papel. Era um trabalho perfeito  feito com muito amor, carinho e dedicação – um exemplo de compromisso do Professor Lucas,   com  seus ideais.   Hoje, vários de seus  ex-alunos,  são professores, juízes de direito, advogados, agropecuaristas, oficiais militares, jornalistas, pedagogos, historiadores, assistentes sociais  e pessoas de bem. O visionário professor Lucas Pinto de Almeida faleceu em 2015, na cidade de   Silvanópolis (TO),  mas o seu legado continua e continuará  sempre vivo!

Raimundo B. Lira é afilhado de batismo e  eterno aluno do professor Lucas Pinto de Almeida. Lira é   jornalista, Internacionalista e Presidente da Comissão Provisória para a Organização e Legalização da Associação Brasileira de Blogs e Sites (AABBwebsite / Brasília - DF). Os artigos de opinião e/ou as matérias assinadas,  não refletem necessariamente a opinião  do site, portanto  são de responsabilidade de seus autores.