Domingo, 28 de
Abril de 2024
Cultura

convênio

Governo de Goiás e UFG firmam convênio para realizar festivais de música, teatro e cinema

Universidade passa a ser correalizadora do Fica, Canto da Primavera, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu e assume novo programa Musicais de Goiás em Cena

Fotos: André Saddi
post
Governo de Goiás e UFG firmam parceria para realização de eventos culturais 

15 março, 2023

Quatro importantes eventos do calendário cultural goiano serão geridos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), maior instituição de ensino superior do estado. É o que prevê convênio formalizado na terça-feira (14/03) pelo governador Ronaldo Caiado e pela reitora da UFG, Angelita Lima. São eles: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Canto da Primavera, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) e o novo programa Musicais de Goiás em Cena, que terá dois espetáculos musicais por ano no estado.  A parceria foi celebrada pelo governador. “Goiás se sente honrado em ter como parceira essa instituição que, sem dúvida nenhuma, tem muito a ensinar e a contribuir para o desenvolvimento da cultura, da arte e da música”, ressaltou Caiado. Na ocasião, destacou que a programação vai continuar obedecendo a critérios definidos pelo Estado, que visam à preservação e popularização da cultura goiana. De acordo com o chefe do Executivo, acontecimentos como estes valorizam as tradições goianas. “E é isso que fica de geração para geração.”  Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início do mês, o convênio estabelece que cabe à UFG, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), assumir o serviço de pagamentos, aquisições, contratações de artistas, acompanhamento do cronograma dos projetos, elaboração de prestação de contas e outras atividades. Assim, o  governo pretende desburocratizar a gestão dos eventos e dar a eles um caráter de política pública voltada para o setor cultural.  Segundo a secretária de Cultura, Yara Nunes, a experiência da universidade deve impactar de forma positiva na qualidade dos festivais. “A partir de agora, deixam de ser meras festas que acontecem nos municípios e passam a ser uma política pública continuada”, afirmou.  Atualmente a UFG possui convênios com o Governo de Goiás em diversas outras áreas, como na gestão dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). No caso da cultura, a parceria possui validade de dois anos. A reitora garantiu que a universidade irá contribuir com sua expertise na condução dos eventos, tidos como patrimônio dos goianos. “A UFG estará à frente com seu conhecimento técnico-científico para que os festivais tenham memória, permanência e continuidade”, declarou Angelita. 

Novo programa

Além dos tradicionais Fica, Canto da Primavera e TeNpo, o Governo de Goiás prepara uma novidade para este ano: o programa Musical Goiás em Cena, que prevê a realização de dois espetáculos musicais por ano no estado. O objetivo é dar ao público goiano a oportunidade de assistir a grandes produções teatrais, favorecer o intercâmbio entre os artistas goianos e fomentar as instituições públicas de ensino em artes, como a Escola do Futuro em Artes Basileu França.