Domingo, 28 de
Abril de 2024
Cultura

Eventos

Festa das Cavalhadas de Pirenópolis é considerado um dos melhores eventos do mundo em competição internacional

Festa dividiu o primeiro lugar na categoria ‘evento do ano’, ao lado do Campeonato Mundial de Alfajor, na Argentina. Cavalhadas é realizada há mais de 200 anos

Foto: Divulgação/Olho Comunicação
post
Cavalhadas em Pirenópolis - Goiás

05 setembro, 2022

A Festa das Cavalhadas de Pirenópolis foi destaque entre eventos de vários países em uma premiação internacional de jornalismo turístico. A festa tradicional goiana divide o primeiro lugar na categoria ‘Evento do ano’, ao lado do Campeonato Mundial de Alfajor, na Argentina. A premiação do ‘Passaporte Aberto 2022’, da Organização Mundial de Jornalismo Turístico (OMPT), aconteceu na noite de domingo (4/9), em San Luis Potosí, no México. Ao todo, o prêmio abrange 12 categorias como: destino turístico, proposta turística e outras. A festa de Pirenópolis foi inscrita no prêmio pelo jornalista Ziomar Santos e sua esposa Eliane de Souza, ambos diretores da OMPT no Brasil. Quem levou o prêmio principal foi o evento de Álbida Segura, na República Dominicana.

Os outros premiados no destaque 'Evento do ano' são:

Festa de la Vendimia, Chile;
Fiexpo América Latina, Panamá;
Noite Europeia dos Museus, França
Tianguis 2022, México


As Cavalhadas são feitas há mais de 200 anos e fazem parte da comemoração da festa do Divino Espírito Santo. Cavaleiros mascarados simulam uma batalha entre mouros e cristãos e seguem o calendário católico. O ápice acontece no Domingo do Divino, 50 dias depois da Ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa. O evento reúne festejos religiosos e profanos e uma série de manifestações, como novena, folias, procissão, missa, reinados, roqueira, mascarados, cavalhadas, pastorinhas, congadas, catira e manifestações folclóricas (assista acima). A origem da tradição vem de Açores, em Portugal, onde são chamadas de Cavalhadas de São Pedro. As festividades acontecem em outras cidades goianas como: Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Corumbá de Goiás, Posse e outras.