Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Cultura

Festival

Em coletiva de imprensa, secretário de Cultura de Goiás explica detalhes sobre o Fica 2020

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) ocorrerá de forma digital entre os dias 16 e 21 de novembro

Foto: Divulgação
post
Adriano Baldy também comemorou o fato de poder “democratizar” a distribuição de prêmios no festival

28 agosto, 2020

Goiânia (GO) -O secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, concedeu coletiva na manhã desta sexta-feira (28/08), em que explicou sobre o calendário, programação e prêmios da 21ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de novembro. Por conta da pandemia da Covid-19, o festival de 2020 será promovido de modo digital, porém, sem comprometer a estrutura já consolidada, como oficinas e mostras audiovisuais. As inscrições vão até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas pelo site oficial do festival: www.fica.go.gov.br, onde o regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis. A lista de selecionados deve ser publicada no mesmo endereço eletrônico até o dia 12 de outubro próximo. No entanto, o prazo pode ser prorrogado, a critério da organização do festival.

Fica digital

Durante a coletiva, o secretário lembrou que antes mesmo da pandemia atingir o Estado de Goiás, o governador Ronaldo Caiado já havia liberado os recursos para a realização do festival, que teve que ser readaptado para um forma segura, que garanta o isolamento social. “O governador Ronaldo Caiado já havia determinado e garantido os recursos para a realização do Fica 2020, na forma tradicional, mas, devido à pandemia, tivemos de adaptar para a realização do Fica digital”, explicou.

Prêmios

Adriano Baldy também comemorou o fato de poder “democratizar” a distribuição de prêmios no festival, que na edição de 2020 terá o valor total de R$ 142,5 mil. Serão pagos valores para os vencedores das mostras competitivas, além do prêmio denominado José Petrillo, em forma de taxa de seleção, para cada filme escolhido. A decisão tem como principal objetivo absorver o impacto da crise provocada pela pandemia, já que garantirá uma maior quantidade de filmes contemplados.   “Vamos conseguir distribuir prêmios no valor de R$ 142,5 mil e, nesse formato diferente, podemos democratizar a distribuição desses prêmios. Então, apesar do orçamento reduzido, a gente focou na premiação”, comentou o secretário.

Cidade de Goiás

O Fica e a cidade de Goiás estiveram ligados durante duas décadas. Neste ano, por conta do novo formato, as ruas de pedras e o Rio Vermelho, características da antiga Vila Boa, vão dar espaço às plataformas online. Mas apesar desta 21ª edição não estar presencialmente na cidade, Adriano Baldy garantiu novas formas de levar empreendedorismo e alavancar o turismo na região que tem no Fica uma das principais datas de seu calendário. “Estamos desenvolvendo um prêmio de sustentabilidade que chamamos de “Goiás do Futuro”. Ele será dirigido a pessoas que trazem ideias inovadoras, na área da sustentabilidade e meio ambiente, que possam levar empreendedorismo e renda para a cidade de Goiás”, contou.  Além disso, ele lembra que a Secult firmou um compromisso o município: “Retomando as atividades presenciais, a gente vai fazer um evento do Fica, independente da data do festival no ano que vem, para que possamos gerar empreendedorismo, emprego e renda”.

Homenagem

Neste ano, o homenageado do Fica será o jornalista Washington Novaes, que faleceu recentemente após passar por uma cirurgia. Ele foi um dos principais nomes na comunicação e audiovisual ambiental e, com seus trabalhos, despertou a atenção do Brasil e do mundo para o Cerrado e a Amazônia, além de dedicar toda a sua carreira para a militância ambiental e às causas indígenas. O ambientalista foi um do principais entusiastas e um importante mentor do formato do evento. Washington Novaes participou do festival durante muitos anos e agora será homenageado. Para celebrar a carreira do jornalista, o Fica 2020 exibirá, em sua programação, alguns de seus mais importantes trabalhos na Mostra Washington Novaes. “Se o festival chegou a esse tamanho, devemos muito a Washington Novaes, pelo seu compromisso com o meio ambiente e com o Estado de Goiás. Ele sempre foi um incentivador e idealizador do Fica”, comentou Baldy. 

Fontes: Secretaria de Cultura  do  Governo de Goiás /www.poptvnews.com.br