Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Cultura

Educação

Com mais de 22 mil estudantes inscritos, preparatório para o Enem tem início no Tocantins

O programa #TOnoEnem 2020 traz a campanha ‘TO de casa NO ENEM’ e visa atender aos estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio

Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins
post
A estudante Kamile Lima Rangel destaca a mobilização para que todos os estudantes possam participar do #TOnoEnem

18 maio, 2020

p/ Cláudio Paixão

Palmas (TO) As atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Tocantins, o #TOnoEnem, que neste ano traz a campanha ‘TO de casa NO ENEM’, tiveram início na segunda-feira (18/5).  As primeiras aulas já estão disponíveis no canal ‘TO no Enem’, no YouTube, assim como o material de apoio referente aos estudos dos dias 18 a 22, que pode ser acessado na página da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) ou retirado nas escolas, mediante agendamento. O programa é direcionado aos estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio, na rede estadual de ensino, e alcançou um total de 22.427 inscritos, que representa 70% da meta do programa. Entre os que se inscreveram, 12.629 são alunos da 3ª série e 9.632 da 2ª série. Além disso, foram registradas 893 inscrições da comunidade externa. Entre os estudantes inscritos está Guilherme Ferreira de Sousa, da 3ª série, do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, que fala da importância da ação. “Uma iniciativa muito boa do Governo do Estado, já que nós estudantes não podemos frequentar as escolas neste momento. As videoaulas são uma ótima maneira de nós alunos nos prepararmos para o Enem. Eu já assisti às duas aulas que estão disponíveis e gostei bastante. Irei continuar assistindo e me preparando ao máximo para fazer bonito na prova”, ressaltou. A iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida por meio da Seduc, oferece aos estudantes ferramentas de estudo, tais como: videoaulas transmitidas pela internet e pela TV Assembleia, material didático impresso e digital, aplicação de simulados, plantão tira-dúvidas, Lives com professores, webinar - Construindo Minha História, além das Pílulas do Enem, uma série de dicas transmitidas pelas rádios 96 FM e UFT FM.  De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a realização das inscrições possibilitou que a Pasta traçasse um perfil dos estudantes, e que fosse planejado um atendimento específico para cada inscrito. “Os estudantes que informaram, no ato da inscrição, que não tem acesso à internet poderão retirar o material impresso e as videoaulas em pen drives, diretamente nas suas unidades de ensino. Os estudantes inscritos que residem na zona rural irão receber o material em casa, por meio do transporte escolar”, destacou. A estudante Kamile Lima Rangel, da 3ª série, do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Luzinópolis, destacou o trabalho realizado na unidade de ensino para que todos os estudantes pudessem aderir ao ‘TO de casa NO ENEM’.  “Nós do grêmio estudantil, junto com toda a escola, fizemos uma mobilização direta com os estudantes da 2ª e 3ª série para incentivar e auxiliar na realização da inscrição”, apontou.  

Nova Chamada

Para que mais estudantes possam ser atendidos, a Seduc iniciará, na quarta-feira, 20, uma nova etapa de inscrições para o ‘TO de casa NO ENEM’. A meta da campanha é ampliar ainda mais o alcance do programa atingindo aos mais de 36 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio, na rede estadual de ensino. A inscrição é importante para que a Pasta possa fazer o acompanhamento dos estudantes, bem como planejar a distribuição dos materiais. Lembrando que para o caso de retirada do material nas unidades de ensino é necessário realizar o agendamento prévio para evitar aglomeração. 

Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio estão abertas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 22 de maio, no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): enem.inep.gov.br/participantePara garantir que os mais de 16 mil alunos da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais se inscrevam no Exame, a Seduc está promovendo uma ampla mobilização por meio das Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os resultados da ação estão sendo acompanhados por meio do ENEMnômetro, que é alimentado diariamente pelas escolas e regionais, possibilitando à Seduc acompanhar e gerenciar as inscrições no Enem 2020.

Fontes: /Governo do Tocantins / www.poptvnews.com.br