Sábado, 27 de
Abril de 2024
Cultura

Festejos

Cidade de Goiás encerra o Circuito das Cavalhadas 2023

Antiga capital do estado terá dois dias de apresentações das batalhas entre mouros e cristãos, fechando a temporada da festa histórica em Goiás

Fotos: Secult / Governo de Goiás
post
Cidade de Goiás fecha Circuito das Cavalhadas 2023 nesta sexta-feira e sábado (13 e 14/10)

12 outubro, 2023

O Circuito das Cavalhadas 2023, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Goiás Social, chega ao fim neste fim de semana, nos dias 13 e 14 de outubro, na Cidade de Goiás, primeira capital do estado. Este é o segundo ano que o município realiza a festa, que voltou ao calendário cultural no ano passado, depois de mais de 70 anos de paralisação. As Cavalhadas, que são uma das mais tradicionais manifestações culturais goianas, serão realizadas no Estádio Dr. Hélio de Loyola, a partir das 15 horas.  A Cidade de Goiás fecha o Circuito das Cavalhadas 2023, que passou por 13 municípios: Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e agora a antiga capital goiana. O evento contou com o investimento de R$ 3 milhões de recursos estaduais para contribuir com a realização das festas, que movimentaram o turismo e a economia das cidades participantes. Além disso, Niquelândia e Silvânia também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem. “Eu não acredito em um Estado que não cultive, não se orgulhe e não mostre a sua história para todas as gerações”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, em maio, no lançamento do circuito. 

Batalhas 

A encenação das Cavalhadas, que rementem as batalhas religiosas que ocorreram na Península Ibérica entre os séculos IX e XV, é composta por dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, que usam trajes coloridos e ornamentados. Os cristãos vestem azul e os mouros vermelho. A luta é coreografada e cheia de simbolismos e tradições, cada cidade trazendo as suas características próprias e singulares. Além dos cavaleiros, a festa conta com a presença dos Mascarados, personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo. 

Serviço

Assunto: Circuito das Cavalhadas 2023 - Cidade de Goiás

Quando: 13 e 14/10, às 15h

Onde: Estádio Dr. Hélio de Loyola, Cidade de Goiás (GO)

*Entrada gratuita