Sábado, 27 de
Abril de 2024
Cultura

Feira

Artesãos tocantinenses percorrem mais de 2000 km e levam o seu trabalho para a Fenearte 2023

A feira acontecerá entre os dias 5 e 16 de julho, em Olinda-PE

Foto: Kadu Souza/ Governo do Tocantins
post
Os artesãos têm a oportunidade de conhecer o trabalho de outros artistas e vivenciar diferentes experiências culturais

04 julho, 2023

Após quase três dias de viagem, o destino final é finalmente alcançado. Mais de 2000 km separam a cidade de Palmas, capital do Tocantins, do município de Olinda, no estado de Pernambuco. É na cidade pernambucana que, todos os anos, acontece a Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, que em 2023 chega a sua 23° edição. Na ocasião, seis artesãos e seis entidades representativas do Tocantins irão expor e comercializar o seu trabalho, levando o artesanato tocantinense para além das barreiras geográficas que separam os dois estados. Artesãos de diferentes partes do Tocantins dividem a experiência de divulgar suas peças, fazer contatos, conhecer o trabalho de outros artistas e vivenciar momentos que reúnem, além de produtos artesanais, música, moda e gastronomia. "A gente conhece muitos artesãos e troca muitas experiências. É interessante porque compartilhamos conhecimentos e aprendemos com o conhecimento dos outros", conta a presidente da Associação Diapolina de Artesãos, Eliene Bispo, artesã de capim dourado que participa da Fenearte pela nona vez. Elizane Ramalho, membro da Federação das Cooperativas e Associações de Artesãos e Artistas do Estado do Tocantins (FECART), pela primeira vez na Fenearte e também expondo peças em capim dourado, fala com empolgação sobre sua participação. “Estou muito feliz e ansiosa. A energia de estar aqui é maravilhosa. Quando entrei pela porta eu já senti isso. Se houver tempo, o que mais quero é conhecer outros artesãos".

Montagem 

Com abertura marcada para a quarta-feira (5/7) nesta terça-feira (4/7), a preparação para a Fenearte, que começou meses antes com a inscrição dos artesãos e entidades no edital de seleção e a produção das peças, segue direto de Olinda, onde a montagem do estande do Tocantins acontece a todo vapor. Este é um momento em que todos os artesãos organizam com cuidado as peças trazidas para comercialização, se ajudando mutuamente, enquanto colocam seus trabalhos para exposição. No ano passado, as vendas no estande do Tocantins superaram 6.300 peças e quase 4.000 peças foram encomendadas. As expectativas para a edição de 2023 são as melhores possíveis.

Fenearte

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) tem sua 23ª edição em 2023. O evento é realizado na cidade de Olinda, Pernambuco, entre os dias 5 e 16 de julho e é organizado pelo Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec).