Sábado, 27 de
Abril de 2024
Brasília

Extinção

STF forma maioria contra cela especial para réus com ensino superior

Julgamento ocorre em plenário virtual; caso começou a ser julgado no fim do ano passado e foi suspenso por pedido de vista de Dias Toffoli

Foto: Divulgação
post
O ministro Alexandre de Moraes (foto) votando pelo fim do benefício

30 março, 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (30/3) para extinguir o direito a cela especial por aqueles que possuem diploma de curso superior. O julgamento ocorre em plenário virtual e segue até amanhã (31/3). O caso começou a ser julgado em novembro do ano passado, com o ministro Alexandre de Moraes votando pelo fim do benefício. Para ele, a norma “não protege uma categoria de pessoas fragilizadas e merecedoras de tutela, pelo contrário, ela favorece aqueles que já são favorecidos por sua posição socioeconômica.” Autor de voto-vista apresentado na última sexta-feira (24/3), Dias Toffoli concordou com Moraes. Para ele, a comprovação de efetiva distinção entre os presos pode causar “discriminação irrazoável e desproporcional, atingindo efeito contrário ao que se propunha”. 

“[A norma] confere tratamento diferenciado em razão do grau de instrução, condição essa que, por si só, não guarda qualquer correlação com a específica necessidade de resguardar mais firmemente [..] a integridade física, moral ou psicológica de certos presos”, escreveu Toffoli.

Além de ambos, votaram pelo fim do benefício Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e a presidente da Suprema Corte, Rosa Weber. Outros cinco ministros devem votar.