Segunda-feira, 29 de
Abril de 2024
Brasília

Solenidade

José Dirceu coloca os pés no Congresso depois de 19 anos

A última vez em que o petista esteve no Congresso Nacional foi em 2005, quando teve o seu mandato cassado pelo plenário da Câmara

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
post
José Dirceu em cerimônia do Congresso Nacional

02 abril, 2024

Em mais uma movimentação para tentar se reabilitar politicamente, o ex-ministro José Dirceu voltou ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2/4) para uma sessão solene sobre a democracia. Essa é a primeira vez que o petista condenado pelo mensalão e em desdobramentos da Operação Lava Jato pisa no prédio do Legislativo depois de 19 anos. Segundo o próprio petista, a última vez em que esteve no Congresso Nacional foi em 2005, quando teve o seu mandato cassado pelo plenário da Câmara no meio do escândalo do mensalão. A volta do ex-ministro ao local ocorreu a convite dos organizadores da sessão especial e do Conselho Editorial do Senado, responsável pela organização de um dos livros que foi lançado durante o evento. Presidente da sessão, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), anunciou a presença do ex-ministro entre aplausos no plenário do Senado. “Destaco e agradeço a presença, nesta mesa, deste companheiro, que agradeço a Deus a possibilidade de, na minha formação política, ter sido um dos formadores dos melhores momentos do Partido dos Trabalhadores. Meu querido José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-deputado federal, militante político da resistência à ditadura entre os anos de 1960 e 1970. Zé é uma honra, para nós, ter você conosco”, disse Randolfe.

Dirceu tenta reabilitação política
Com a volta de Lula (PT) ao Palácio do Planalto, o ex-ministro dos governos petista passou a se movimentar politicamente. No mês passado, reuniu autoridades como ministros do governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para um jantar de aniversário. O próprio convite do jantar já era uma sina desse “retorno triunfal”. “São muitos anos de luta, tragam seu vinho, sua alegria e venham comemorar comigo. Espero vocês!”. Em determinado momento do jantar, Dirceu foi incitado a falar de política. Evitou tecer qualquer avaliação sobre a gestão Lula ou de seus aliados. Mas exaltou o que ele chamou de bons números da economia e a política econômica conduzida pelo colega de partido Fernando Haddad.