Sábado, 27 de
Abril de 2024
Brasília

Vergonha

Dama do tráfico também teve reuniões no CNJ

Luciane foi recebida pelo ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e lhe entregou relatórios sobre direitos humanos para detentos

Foto: Reprodução: Instagram/ @associacaoliberdadedoam
post
Luciane Barbosa Faria (segunda foto da esquerda para a direita) e Rafael Velasco Brandan

17 novembro, 2023

A “dama do tráfico” do Amazonas, Luciane Barbosa Farias (foto), responsável por uma ONG suspeita de lavar dinheiro para o Comando Vermelho, teve reuniões em gabinete no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O fato foi registrado nas redes sociais da “dama do tráfico”. Luciane chamou a atenção nos últimos dias, após a imprensa revelar série de reuniões oficiais dele, como representante de sua ONG, no Ministério da Justiça. Ela também teve uma viagem custeada pela pasta dos Direitos Humanos. No caso da reunião no CNJ, Luciane foi recebida pelo ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e lhe entregou relatórios sobre a “pauta de garantias de direitos fundamentais e humanos” a detentos. O conselho confirmou ao Globo a agenda e que ela não foi registrada entre os compromissos do magistrado porque teria sido solicitada após a divulgação da mesma.

Confira a nota do CNJ na íntegra:

Sobre a audiência ocorrida no último dia 4 de maio de 2023, o ministro Vieira de Mello Filho informa que recebeu, acompanhado de sua assessoria, integrantes da Associação Instituto Liberdade do Amazonas que, segundo informações prestadas, representa familiares de presos, egressos, reclusos, além da comunidade em geral. O agendamento da reunião constou da agenda pública do conselheiro que, na oportunidade, recebeu documentação com projetos e denúncias sobre a questão prisional no estado do Amazonas. Excepcionalmente, a reunião não constou da agenda pública do conselheiro no CNJ porque todos os compromissos são publicados previamente na sexta-feira anterior ao início da semana. A solicitação de audiência foi formulada por e-mail numa terça-feira, dia 2 de maio de 2023 (quando a agenda já havia sido publicada), e foi necessária uma troca sucessiva de mensagens entre a secretaria do gabinete e a solicitante para que o compromisso efetivamente ocorresse no dia 04 de maio do mesmo ano, às 14 horas, após o cancelamento de compromissos institucionais anteriormente agendados para o mesmo dia. O encaixe de compromissos em razão do surgimento de novos horários livres ao longo da semana é procedimento corriqueiro no gabinete, em razão da preocupação do conselheiro de atender aos jurisdicionados com presteza e celeridade.