Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Brasília

Fake News

Câmara Legislativa do DF aprova lei que pune autor de fake news com multa de até R$ 15 mil

Regras miram também provedores de internet e portais que mantiverem informações falsas. Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha havia vetado projeto

Foto: Reprodução/TV Globo
post
A nova lei é resultado do projeto da deputada Telma Rufino (Pros), que já tinha sido vetado integralmente pelo governador Ibaneis Rocha (MDB)

24 setembro, 2019

Por Marília Marques e Gabriel Luiz, G1 DF e TV Globo

Brasília (DF) - A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou uma lei (nº 6.377/2019) que pune com multa de até R$ 15 mil autores de postagens que contenham informações falsas. Além do criador das chamadas "fake news", as regras miram empresas provedoras de internet e portais que mantiverem as publicações. A nova lei é resultado do projeto da deputada Telma Rufino (Pros), que já tinha sido vetado integralmente pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Na época, a medida foi considerada inconstitucional – por ser tratar de competência da União. A CLDF, no entanto, derrubou o veto e promulgou o projeto. O conteúdo foi publicado no Diário Oficial da Casa  terça-feira (24/09).

Veja ações punidas por lei:

Divulgar fatos que se sabe inverídicos e capazes de exercer influência difusa, em qualquer grupo social ou a pessoa,

Participar nas tarefas de produção e divulgação de notícias sobre fatos inverídicos com a finalidade de disseminar em aplicativos de mensagem ou redes sociais.