Em seminário sobre liberdade de imprensa promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nesta segunda-feira (25/9), Luís Roberto Barroso defendeu que as plataformas digitais remunerem o conteúdo das empresas de mídia, informa O Globo. “As plataformas digitais não produzem uma linha de conteúdo; elas veiculam o conteúdo que é produzido pela imprensa tradicional”, declarou o ministro do STF, que assumirá a presidência do tribunal nesta quinta (28/9). Se uma plataforma digital, prosseguiu Barroso, é acessada pelos usuários em busca de notícias produzidas por veículos jornalísticos, elas têm de compartilhar suas receitas com publicidade. “É o modelo que se adotou na Austrália, e eu apoio essa ideia”, acrescentou. O Código de Negociação da Mídia australiana prevê que big techs como Facebook e Google remunerem os produtores dos conteúdos que suas plataformas distribuem. “Especialistas afirmam que a diretriz australiana teve impacto positivo para grandes e pequenos veículos do país”, escreve o jornal carioca.
Brasília