Domingo, 28 de
Abril de 2024
Brasil

Extra

INSS vai fazer pagamento extra a aposentados e pensionistas

Aqueles que estão à espera do pagamento de benefícios atrasados podem contar com o dinheiro já no primeiro mês do ano

Foto: Divulgação
post
Serão beneficiados com um saque adicional do INSS aqueles segurados que venceram uma ação contra a agência

07 janeiro, 2024

Aposentados e pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam uma boa notícia já no primeiro mês de 2024, pois vão ter direito a receber um pagamento extra de valores que até então nunca haviam sido pagos. O pagamento desses valores atrasado do INSS foi autorizado ainda em 2023 e será depositado nas contas de alguns aposentados e pensionistas da autarquia já em janeiro. Aposentados e pensionista que tem direito ao pagamento extra Serão beneficiados com um saque adicional do INSS aqueles segurados que venceram uma ação contra a agência. Isso se aplica, por exemplo, a pedidos de revisão do valor atualmente pago, indenizações pelo tempo em que o Instituto demorou para liberar o benefício necessário, entre outros.

Os primeiros a receber o pagamento são aqueles que:

Ganharam ações que resultaram em precatórios, quando o valor a ser pago ultrapassa 60 salários mínimos Aqueles que tiveram os precatórios emitidos em 2021 e 2022. Os segurados devem ficar atentos: o CJF (Conselho da Justiça Federal) informa que não é necessário fazer nenhum pré-pagamento para receber os precatórios. Qualquer pedido de adiantamento de valor é um golpe.

Como saber se tem direito ao pagamento?
Os segurados que desejam verificar se são elegíveis para o pagamento dos precatórios do INSS podem realizar uma rápida consulta. O processo permitirá que você acompanhe a evolução do seu caso e saiba quando o valor será depositado na sua conta. Isso pode ser feito através do site do TRF (Tribunal Regional Federal) do seu estado, procurando por “precatórios” e informando um dos seguintes itens:

CPF
Nome do advogado ou número do processo. Os segurados também podem entrar em contato com o advogado ou o escritório de advocacia responsáveis por sua ação. Este é sem dúvida um início de ano promissor para muitos segurados do INSS que têm aguardado pacientemente o pagamento de seus benefícios atrasados.

Consultas
Para quem precisa realizar consultas ao INSS, além das agências físicas, é possível utilizar:
Central de Atendimento 135
Aplicativo Meu INSS (Android e iOS).
Ambas as opções permitem que o cidadão faça consultas de maneira prática e sem sair de casa.