Sábado, 23 de
Novembro de 2024
Brasil

Justiça

Faltam 7 dias para regularizar o título de eleitor

Prazo previsto pelo TSE é na próxima quarta-feira (4/5), 150 dias antes do primeiro turno

Foto: Divulgação
post
Título de Eleitor: Até o dia 4, é possível solicitar a primeira via do documento

27 abril, 2022

Faltam apenas 7 dias para que os brasileiros regularizem e ou emitam o título de eleitor e estarem aptos a a votar nas Eleições 2022. O prazo previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral é na próxima quarta-feira (4/5), 150 dias antes do primeiro turno, que será em 2 de outubro. Já o segundo turno, caso seja necessário, será no dia 30 de outubro. Pessoas de 16 e 17 anos têm o voto facultativo, ou seja, podem escolher de votarão nas próximas eleições. O prazo é o mesmo de quem tem mais de 18 anos e é obrigado a votar – o procedimento para tirar o título também é o mesmo. Para votar, é possível regularizar a situação eleitoral pelo site Título Net. Até o dia 4, é possível solicitar a primeira via do título, transferir o domicílio eleitoral e também resolver outras pendências, como justificar ausências e falta de voto nas últimas três eleições.

Passo a passo
Para regularizar a situação eleitoral, é preciso entrar no Título Net, no site do TSE. É preciso anexar um documento oficial com voto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar. Para aqueles brasileiros que vão tirar o título pela primeira vez, é preciso informar o estado em que vive e, depois, digitalizar alguns documentos, como:

Foto tipo selfie segurando documento oficial;

Comprovante de residência;

Para homens de 18 a 45 anos, certificado de quitação de serviço militar.

Quando aparecer a opção “título de eleitor”, é preciso marcar a opção “não tenho”.

Depois, os dados serão analisados pela Justiça Eleitoral. O processo pode ser acompanhado pelo site do TSE. Outra opção para consultar a situação eleitoral é entrar no aplicativo e-Título.

Como regularizar
Para estar em dia com a Justiça Eleitoral, é necessário estar com o voto em dia e ter justificado ausências. Vale também conferir se não há débitos com a Justiça Eleitoral. Caso esteja irregular, consulte os seus débitos como eleitor. Para tanto, deslize a página até o final e informe os dados solicitados. Se houver alguma multa eleitoral em seu nome, emita o boleto para pagamento no botão correspondente. Para quitar os débitos, é possível acessar a sessão "Emitir GRU" ou ir diretamente no botão "Pagar", que permite efetuar a quitação pelo cartão de crédito via Mercado Pago ou PicPay ou pelo PIX. No último caso, é possível realizar o pagamento pelo QR Code ou através do código numérico que será fornecido. Depois que o pagamento for processado pela Justiça Eleitoral, a pendência será removida em até 48 horas.