Sábado, 25 de
Maio de 2024
Agronegócio

Feira & Negócios

Governador Wanderlei Barbosa abre oficialmente a Agrotins 2024 nesta quarta-feira (15/5)

Agrotins 2024 inicia sua programação com a participação de aproximadamente 950 expositores e expectativa de recorde de público e de movimentação de negócios

Foto / Crédito: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
post
Governador Wanderlei Barbosa inaugura oficialmente a Agrotins 2024 nesta quarta-feira (15/5)

14 maio, 2024

Com a expectativa de movimentar aproximadamente R$ 3 bilhões em negócios, a abertura oficial da Agrotins 2024 ocorrerá nesta quarta-feira (15/5)  e contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa. A Feira é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), e parceiros, sendo realizada no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, das 9 às 19 horas, até o sábado, dia 18 de maio.  A programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) começou nesta terça-feira (14/5)  e sua estrutura já é a maior de tecnologia agropecuária da Região Norte do país. "Agora, nós vamos ter a maior edição de todos os tempos da Agrotins. Em 2024, temos mais espaço, expositores, capacitações e cursos, focando nos visitantes e nos produtores que estarão aqui durante todos os dias", pontua o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Seagro e um dos organizadores da feira, Fernando Garcia, ao convidar a população em geral para que visite a Feira.

Novidades em 2024

Além da expansão da área total da Agrotins, nesta edição, outras novidades são a expansão e o melhoramento do espaço destinado às vitrines tecnológicas, que foi reformulado especialmente para atender os estandes do segmento de plantio e o público-alvo. Ainda foi ampliada a estrutura de sanitários, bem como realizada a construção de um píer para receber as embarcações e um heliponto para atender a demanda de aeronaves de expositores e visitantes da feira. Em 2024, estão reunidos aproximadamente 950 expositores nos 500 mil m² da Feira. Para participar, produtores e empresários tiveram que realizar cadastro, por meio de sistema desenvolvido pela Tocantins Parcerias, responsável pela comercialização das áreas destinadas aos expositores da Agrotins. "Nós trouxemos um know-how do mercado imobiliário para a Agrotins 2024. No primeiro momento, nós fizemos todo o mapeamento e o loteamento das vias e das ruas, o que permitiu já neste ano fazer a pavimentação de toda a feira. A ideia é garantir mais conforto e acessibilidade à Feira, para assegurar que os expositores façam bons negócios", comenta o diretor-presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda.

Parcerias

Para fomentar experiências inovadoras e aproximar o contato da sociedade com a pesquisa científica e tecnologia, a Agrotins também irá contar com o Pavilhão Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O espaço irá reunir oito Instituições científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT&Is) que, durante os dias da Feira, apresentarão em seus estandes ações educacionais e tecnológicas. "Já é a segunda vez que participamos da Agrotins com o Pavilhão. Para nós, é uma honra participar desse evento organizado pelo Governo do Tocantins, trazendo os resultados das pesquisas e trabalhos apoiados pela Fundação", comenta a presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho, ao dizer que o espaço irá contar com três espaços interativos, sendo eles o Floresta Encantada, o Cerrado Animado e o Planetário Antares. Também presente na Agrotins, o Sebrae Tocantins realiza o Espaço Sebrae, que será voltado para empresários tocantinenses, dos mais variados segmentos, que visitarem a feira durante os cinco dias. "Neste ano, estamos com uma programação rica, focando em atender um público diversificado que vai de produtores da agricultura familiar aos do agronegócio. Nosso foco está na gestão, na inovação tecnológica e no acesso ao mercado. Então vamos tirar dúvidas, dar sugestões e auxiliar todos os empreendedores que visitarem a Feira", comenta o analista do Sebrae do Tocantins, Gilberto Martins, ao reforçar que toda a programação da organização pode ser encontrada nas redes sociais.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.