Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Turismo

Evento

Durante evento internacional de Turismo em SP, Ministro exalta Jalapão e defende pavimentação asfáltica da região

Discurso ocorreu dia 25/09, na abertura da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo em São Paulo

Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
post
Na abertura da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo (SP), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falou sobre o Jalapão e defendeu um formato de Parceria Público Privada

25 setembro, 2019

Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

São Pauo (SP) - Em discurso dia 25/09, na abertura da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo (SP), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falou sobre o Jalapão e defendeu um formato de Parceria Público-Privada [PPP] para pavimentação da região. “Para conhecer o Jalapão, a gente desce ali no aeroporto de Palmas e são 280 quilômetros de uma estrada com pedras, buracos e areia, que você só consegue chegar se for de Jeep [carro 4x4]. Então, a gente precisa dessa transversalidade com outros ministérios para ter agendas que vão conseguir estruturar as principais rotas turísticas do nosso Brasil. E aí, iniciei uma conversa com o ministro [Gustavo] Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional, no sentido de fazermos, quem sabe, uma PPP [Parceria Público-Privado] com a concessão daquela estrada para que, realmente, o Jalapão possa ser um produto turístico vendido no mundo inteiro”, afirmou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

Visita ao Jalapão

A convite do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, o Ministro do Turismo esteve no Tocantins, durante o mês de agosto [dia 16], para conhecer o Jalapão. Durante a visita, o ministro Marcelo Álvaro conheceu os principais atrativos, os serviços oferecidos pela comunidade, além das demandas para fomentar o desenvolvimento da região. Na ocasião, o Ministro reconheceu que é preciso investimento em infraestrutura na região para melhor atender os turistas e a população. "A gente vê que falta infraestrutura, que é o que irá trazer desenvolvimento para o setor turístico daqui. O Governador tem feito um trabalho muito importante pelo desenvolvimento de todo o Estado do Tocantins e nós vamos trabalhar em conjunto para desenvolver o Jalapão e apresentar para o mundo essa maravilha que é o Tocantins. Queremos unir esforços nesse conjunto para trazer infraestrutura necessária para o desenvolvimento do setor turístico no Estado". Durante a visita do ministro, o governador Mauro Carlesse afirmou que a intenção do Governo é impulsionar o turismo no Tocantins. "Uma das reivindicações foi o pedido de melhorias nas estradas que a gente tanto precisa para facilitar o desenvolvimento da região. Queremos que com essa parceria com o Governo Federal, o Jalapão possa ser divulgado para todo o mundo. Queremos divulgar o nosso Tocantins e mostrar que o Jalapão é um lugar para se investir e passear, pois é um dos melhores lugares do Brasil", destacou.

Sobre o Jalapão

Cenário de grandes produções como filmes, novelas, séries e reality shows, o Jalapão é um dos destinos turísticos mais desejados e visitados do Tocantins. A região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.