Quarta-feira, 24 de
Abril de 2024
Política

Educação

Prefeitura permite o retorno das aulas presenciais em Goiânia

Autorização vale para todos os níveis da educação pública ou privada. Para retomada, instituições terão de seguir as medidas para evitar a Covid-19; veja lista

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Prefeitura permite o retorno das aulas presenciais em Goiânia

12 novembro, 2020

Goiânia (GO) - Após oito meses sem aulas presenciais por causa da pandemia de coronavírus, as instituições de ensino públicas e privadas podem retomar as atividades em Goiânia. A retomada passa a ser possível após um decreto assinado pela Prefeitura de Goiânia na quarta-feira (11/11). No entanto, instituições terão que seguir as medidas para evitar a Covid-19. O documento, assinado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) e publicado no Diário Oficial do Município, libera a volta às aulas presenciais, suspensas desde março, em todos os níveis da educação. Conforme a prefeitura, a decisão de permitir a retomada das aulas presenciais é uma medida “tempestiva”, tomada de acordo com as condições epidemiológicas favoráveis atestadas pelos órgãos competentes. De acordo com o decreto, para a retomada, as instituições terão que seguir as medidas adotadas pelas autoridades, como a adoção de protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19. Em Goiânia, a prefeitura já havia permitido o retorno das aulas presenciais na rede privada desde 20 de outubro, no entanto, a autorização valia apenas para Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas infantis privadas. Agora, a medida vale para todas as instituições.

Entre as medidas, estão:

o uso obrigatório de máscara por todos;
distanciamento de 2 metros entre alunos e professores;
capacidade menor de ocupação da sala de aula;
e disponibilização de álcool gel.

Retomada autorizada pelo governo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já havia liberado a retomada das aulas presenciais em escolas de todo o estado e em todos os níveis de ensino, por meio de uma nota técnica publicada no dia 4 de novembro, desde que obedeçam medidas de segurança. Com isso, as unidades particulares já podem retomar as aulas quando quiserem.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br