Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Raimundo Lira
ÀS SUAS ORDENS!

por Raimundo Lira

Concerto Ode Caipira tem nova apresentação nesta quinta-feira

O violeiro que vem a Palmas pela primeira vez se disse “encantado com a beleza da cidade”, e aproveitou para convidar o público para retornar para a segunda noite do espetacular, e convidar os amigos.

Junior Suzuki
post
No repertório estão os clássicos da música caipira, com composições que marcaram época

27 junho, 2019

Quando o público aplaude de pé e pede bis, é porque gostou do espetáculo. No concerto Ode Caipira, apresentado nesta quarta-feira, 26, no Quarta Clássica Especial, o público pediu bis e cantou junto canções tradicionais do cancioneiro caipira, além de se emocionar com a viola de Almir Pessoa e as vozes do Coral Municipal de Palmas, sob a regência da Maestrina Renate Stephanes. O espetáculo terá nova apresentação nesta quinta-feira, 27, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro. Os ingressos podem ser adquiridos na hora, ao valor de R$ 10.

“Eu queria mais, ficaria horas ouvindo essas músicas que me fizeram recordar  os encontros de família, que sempre tem uma roda de viola, um tio contando histórias”, contou a auxiliar administrativo Aparecida Macedo, após a primeira noite do espetáculo.

No Concerto, o Coral Municipal, acompanhado pela Viola de Almir Pessoal, entoou canções clássicas da música caipira, como ‘Cheiro de Relva’, ‘Vida Marvada’, ‘Tristezas do Jeca’. Entre uma música e outra, histórias sobre a origem da música caipira, da qual posteriormente originou-se a música sertaneja, contos da roça, e também sobre as potencialidades da viola caipira. “A música caipira teve a sua história acontecendo paralelamente à história dos demais gêneros, como, por exemplo, o samba”, contou Renate Stephanes.

O Concerto contou ainda com solos de Almir Pessoa, que entre causos sobre a música de viola, encantou o público com a qualidade de seu som. O violeiro que vem a Palmas pela primeira vez se disse “encantado com a beleza da cidade”, e aproveitou para convidar o público para retornar para a segunda noite do espetacular, e convidar os amigos.

“Foi uma apresentação incrível, gosto muito de viola e não tinha visto algo com tanta qualidade e um clima muito divertido desse show”, afirmou o contador José Rodrigues, ao final do espetáculo.
 

Ode Caipira

Promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), dentro do projeto Quarta Clássica, o concerto Ode Caipira tem a intenção de revelar um universo cultural muito específico, o da canção regionalista oriunda da cultura de um dos sertões brasileiros: o sertão caipira. No repertório estão os clássicos da música caipira, com composições que marcaram época como Tristezas do Jeca de Angelino de Oliveira, Cheiro de Relva de Dino Franco e José Fortuna, Romaria de Renato Teixeira e Arrumação de Elomar Figueira Mello.
 

Almir Pessoa

O violeiro goiano, Almir Pessoa, também conhecido como 'O Violeiro do Brasil' é considerado um dos melhores violeiros na atualidade. Violeiro, cantor e compositor é graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Música, Criação e Expressão pela mesma instituição, tendo trabalhado a temática ‘Improvisação à Viola Caipira com afinação Cebolão Mi Maior’.

Do time dos grandes violeiros é conhecido pela sua performance em apresentações pelo Brasil e em shows internacionais (Europa e Estados Unidos).

Almir Pessoa, é Diretor pedagógico e artístico do IVAP (Instituto de Viola Almir Pessoa) em Goiânia. Ministrou o primeiro curso de viola caipira fora do Brasil, na World Heart Beat Academy of Music em Londres.

 


Programa

1. Estrofe da Música Estrada de Xavantinho -  Recitada por George Nobilis
2. Triste Berrante *- Adauto Santos- coro, viola e piano
3.  Cheiro de Relva *- Dino Franco / José Fortuna - coro e viola
4.  Vide Vida Marvada - Rolando Boldrin- viola
5.  Estrofe da música Meu Céu (última música composta por Xavantinho - morto em 1999) recitado por Marília Mendes;
6.  Violeiro Triste *- Alvarenga e Ranchinho-  coro, viola e piano
7.  Eu e o Sabiá *- Bozo / Nill Bernardes / Luiz Schiavon / M. Barbosa-coro e piano
8.  Tristezas do Jeca *- Angelino de Oliveira- coro e viola
9.   Brasileirinho - Waldir Azevedo / Trinta e Sete - Almir Pessoa -viola
10. Pout pourri Tião Carreiro- viola
11. Romaria *- Renato Teixeira- coro e viola
12. Causo da Galinha - contado por Josafá Miranda de Souza
13. Galo Garnizé - folclore mineiro - arr. Carlos Alberto P. Fonseca-  coro e piano
14.  Queimadas * Coro, piano, e percussão
15.  Arrumação * - Elomar Figueira Mello- coro, viola e piano
16.  Avarandado * - Dorivã -tutti

Samara Martins