Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Raimundo Lira
ÀS SUAS ORDENS!

por Raimundo Lira

Opinião

A política no Tocantins rompe barreiras, quebra paradigmas e forma novas lideranças

O "tabuleiro do xadrez" da política tocantinense para as próximas eleições (2020/2022), começa a formatar

Foto: Divulgação
post
Mauro Carlesse (DEM), Jair Bolsonaro (PSL) e Antônio Andrade (PTB)

27 outubro, 2019

p/Raimundo Lira

As próximas eleições (eleição municipal de 2020 e eleições gerais de 2022) no Tocantins, passarão necessariamente pelos crivos do governador do Tocantins Mauro Carlesse (DEM),  do presidente da Assembleia Legislativa deputado Antônio Andrade (PTB), do senador Eduardo Gomes(MDB-TO) – líder do governo federal no Congresso Nacional  e é claro pelo crivo e apoio inconteste do presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PSL).  Outras lideranças políticas tocantinenses,  parecem que irão fazer carreira solo.  Sem qualquer euforia e  - acredito - desprovidos de alguma pretensão, jornalistas, articulistas  políticos e notáveis  lideranças municipalistas  tocantinenses, defendem esta tese;  aliás, dizem que a voz do povo é a voz de Deus:  portanto,  não vou me dar  ao luxo de contestar.  Os resultados das   duas eleições de 2018  - eleição suplementar (Junho) e eleição geral (Outubro e Novembro), mostraram a vontade do eleitor tocantinense de renovar, e para surpresa geral, o anseio popular de mudança, alcançou mesmo que  parcialmente, seus objetivos. Algumas pedras do “xadrez político”, já superadas e fora do jogo, foram desprezadas. Muita gente boa, não conseguiram eleger, e olha que se seguir a “tendência da mudança”,  muitos candidatos poderão ficar  de fora,   nas próximas eleições.

Governador Mauro  Carlesse

O govenador Mauro Carlesse (DEM), fraco no  discurso – ele mesmo reconhece -  e forte nas ações, surpreendeu  e está  fazendo a diferença. Ele ataca com  ações administrativas rápidas e eficientes  as questões mais graves que a sociedade enfrenta. A saúde no Tocantins ainda é ineficiente – o calcanhar de Aquiles de qualquer governo - como em todo o País, mas o governador Carlesse está empenhado em reverter esse quadro, e os índices dos atendimentos médicos e cirúrgicos, aumentam a cada dia. O mutirão da cirurgia, por exemplo, alcançou números de atendimentos, superiores aos anteriores, graças à experiência, o profissionalismo e o comprometimento do médico Luiz Edgar Leão Tolini  secretário da saúde do Tocantins. Edgar Tolini dedica todo o seu tempo e trabalha 24 horas pela saúde do Tocantins.  Vários pacientes já foram operados no Hospital Geral de Palmas (HGP); até cirurgias cardíacas pediátricas de alta complexidade, foram realizadas com sucesso.  Existe uma atenção de “24 horas por dia”, voltada para a saúde. Vejam o depoimento da filha de uma paciente que foi operada: Artemiza Vieira Soares elogiou o atendimento, dedicação e carinho que os profissionais do hospital prestaram a sua mãe Angêla Maria, que passou por um procedimento cirúrgico de vesícula, na última quarta-feira (23/10). “Nunca tinha visto um atendimento tão maravilhoso pelo SUS, desde a recepção até a equipe médica que realizou o procedimento cirúrgico na minha mãe”, relatou Artemiza.  Isto é bom e a sociedade já começa perceber, a “ Responsabilidade social “,  do governo do Tocantins. Outros setores também têm merecido atenção especial por parte da esfera governamental, tais como a segurança pública, infraestrutura, etc.; estes setores não foram esquecidos pelo governo do Tocantins e já existem  projetos e metas,  para atender suas  demandas. Recentemente o governador Mauro Carlesse anunciou o concurso para Polícia Militar, quando serão oferecidas 1.000 vagas para soldados. Na questão da infraestrutura, mais rodovias estaduais foram recuperadas com malhas viárias e sinalizações de trânsito novas,  fator que além de facilitar o transporte de passageiros, trouxe também tranquilidade e segurança para o  transportes da produção agrícola do Tocantins.

Deputado Antônio Andrade

O Deputado Estadual e presidente da Assembleia legislativa do Tocantins, Antônio Andrade (PTB), parlamentar econômico nas palavras e forte nas ações, desenvolve um projeto social jamais visto na história do legislativo Tocantinense.  O incentivo à cultura, ao desenvolvimento intelectual e à capacitação profissional têm sido os pilares estruturais do novo projeto da Aleto. A Formação de Corais de canto masculino, feminino e infanto-juvenil, a oferta de Cursos preparatórios para vestibular e ENEM, para jovens carentes  em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e os cursos de capacitação profissional também em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins(TCE) já foram implantados e estão sendo executados com eficiência e qualidade. O presidente da Aleto Antônio Andrade, filho do jornalista Antônio Poincaré Andrade Salles, ex-prefeito de Porto Nacional e de Fátima, antes Goiás e hoje municípios pertencentes  ao estado Tocantins,  saiu na frente dos ex-presidentes -  seus antecessores e estabeleceu “olho no Olho” uma parceria com a imprensa tocantinense.  Hoje Antônio Andrade além das dezenas de jovens que fazem cursos preparatórios para vestibulares e ENEM no projeto cultural da Aleto e seus familiares,  tem a imprensa ao seu lado.

Senador Eduardo Gomes

O senador tocantinense  Eduardo Gomes (MDB-TO), craque nos bastidores e excepcional articulista, colocou o gaúcho Onix Lorenzoni (DEM-RS) no Bolso e se transformou no líder do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional (Câmara dos deputados federais e Senado Federal). Não será  nem preciso,  eu ficar enxugando gelo e dizer que o senador Eduardo Gomes é o “homem da confiança” do presidente Bolsonaro.  Portanto, com habilidade e competência, o senador Eduardo Gomes, colocou o estado do Tocantins no centro das decisões e no cenário político nacional.

Presidente  Jair  Bolsonaro

Antes tropeçava e fazia alguns gols contra ao “bater o tiro de metas”, o presidente Jair Messias Bolsonaro – pós queimadas – está acertando e tomando decisões certas e rápidas. Ao enfrentar com êxitos algumas lideranças oportunistas  europeias ( França, Alemanha e Noruega), cresceu no conceito popular e fez renascer o “sentimento nacionalista” no povo brasileiro – antes estagnado. Bolsonaro tem sido muito prestativo  com o governador Mauro Carlesse e prestigiado o estado do Tocantins.   

Então, o novo mapa geopolítico - tabuleiro do xadrez – no Tocantins, passará necessariamente pelos olhares e  mãos  destas lideranças; o processo eleitoral das próximas eleições (2020/2022), começa a formatar. Até o próximo!

Raimundo B. Lira, é Jornalista e Internacionalista.