Sábado, 20 de
Abril de 2024
Estado

Saúde

Tocantins vai receber 18 pacientes com coronavírus transferidos do Amazonas

Amazonenses serão transportados por avião da FAB e devem chegar em Palmas no fim da noite deste domingo (31). Pacientes ficarão internados em leitos clínicos do Hospital Estadual de Combate à Covid-19

Foto: SES/Divulgação
post
Ambulâncias que serão utilizadas no transporte de pacientes

31 janeiro, 2021

Palmas (TO) - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Tocantins receberá 18 pacientes do estado do Amazonas que foram diagnosticados com coronavírus. Os amazonenses serão transferidos na noite deste domingo (31/1) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Os pacientes serão acompanhados por uma equipe médica durante a transferência. A aeronave que vai trazê-los deve pousar no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, entre 23hh15 e 23h30. Os pacientes estão com sintomas leves e moderados. Eles serão internados em leitos clínicos do Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas. De acordo com a SES, a chegada destas pessoas não causará prejuízo ao atendimento da população tocantinense. Segundo os dados do portal Integra Saúde, da SES, até às 17h30 deste domingo (31) a unidade tem 25 dos 60 leitos clínicos ocupados. A taxa é de 42% de ocupação no hospital. A Secretaria de Saúde afirmou o Tocantins se disponibilizou a receber os pacientes e a estratégia faz parte de uma força-tarefa interestadual, com o apoio do Ministério da Saúde e Força Aérea Brasileira (FAB). A transferência de pacientes do Amazonas vem acontecendo devido ao colapso da rede de saúde do estado.

Covid no Tocantins

Neste domingo o Tocantins registrou 127 novos casos de coronavírus e mais seis mortes em decorrência da doença neste domingo (31/1).  Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estadual de Saúde (SES), o estado passou a somar 1.382 óbitos e 102.217 diagnósticos por Covid-19. O estado tem 205 pessoas internadas com coronavírus. São 149 em leitos públicos e 56 em particulares. Entre as internações na rede pública, 67 estão em vagas clínicas e 82 em UTIs.