Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Estado

Investigação

Profissional que aplicou vacina contra a Covid-19 em idosa sem injetar o líquido é afastada da campanha de vacinação, diz SMS

Vídeo feito pela família mostra momento em que profissional enfia agulha no braço da idosa, mas parece não injetar a dose. A SMS disse que processo administrativo foi aberto para investigação

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Luciana Jordão denuncia que a mãe só foi vacinada após questionar enfermeira sobre aplicação, em Goiânia, Goiás

11 fevereiro, 2021

Goiânia (GO) - A profissional da saúde que aplicou uma vacina contra a Covid-19 em uma idosa sem injetar o líquido foi afastada da campanha de vacinação, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A filha de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, denunciou que a mãe não recebeu a dose na primeira aplicação, na manhã de quarta-feira (10/2), em Goiânia. O momento foi filmado pela aposentada Luciana Jordão, de 57 anos, filha da idosa. Em nota, enviada às 19 horas  quarta-feira, a SMS informou que já identificou a profissional e que ela foi “afastada e não participará mais da campanha de vacinação em Goiânia”. A pasta disse ainda que não houve prejuízo à idosa, pois ela foi vacinada imediatamente. A nota informou ainda que um processo administrativo foi aberto para investigar a situação. O G1 questionou por mensagem, às 20h, para a secretaria se a profissional também foi afastada do trabalho como servidora, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem. De acordo com a família, Floramy só foi devidamente imunizada, por volta das 10h30, após Luciana perceber que o líquido na seringa não havia sido aplicado e questionar a profissional, durante a vacinação no Setor Universitário. “Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’”, conta. Luciana relata que a agente de saúde respondeu que havia vacinado, mas, ao ser confrontada sobre o líquido estar na seringa, pediu desculpas e disse que não tinha percebido. “Ela olhou, pediu desculpa, disse que ela tinha se esquecido de injetar, foi e picou minha mãe, vacinou minha mãe novamente. Eu fiquei prestando atenção, e aí ela realmente vacinou”, afirma a filha da idosa. Diante da suspeita de que a profissional que aplicou a agulha seja uma enfermeira, como citado por Luciana, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) informou que vai "averiguar se a profissional é de fato da enfermagem". Em caso positivo, "inicia-se os trâmites de conduta da profissional, conforme estabelecido no Regimento do Conselho".

Vídeo

O neto da idosa, Bruno Jordão, de 32 anos, conta que sugeriu que a mãe gravasse o momento da vacinação justamente para garantir que a dose fosse aplicada. Ainda segundo ele, a enfermeira chegou a questionar a filha da idosa se ela iria filmar ou apenas tirar uma foto. "Aí minha mãe disse que ia apenas fotografar, mas, na verdade, ela filmou", conta. O servidor público acredita que esse tipo de situação pode estar acontecendo com várias pessoas. “Com certeza está acontecendo isso. Imagina quantas pessoas não estão sendo vacinadas. A gente estava receoso disso acontecer. Por isso, minha mãe filmou. Resolvemos divulgar para a imprensa. As pessoas precisam ser alertadas sobre isso", afirma Bruno.

Investigação

Em entrevista à TV Anhanguera o secretário municipal de saúde Durval Ferreira disse que um processo administrativo foi aberto por parte da secretaria para apurar as circunstâncias do fato e tomar as medidas cabíveis. Ele afirmou ainda que a idosa foi devidamente vacinada após os questionamentos da família à profissional que aplicou a dose. “A secretaria jamais agirá de forma a acobertar. Nós pautaremos sempre pela transparência. O mais importante é que nós temos da própria familiar da paciente que ela foi efetivamente vacinada”, disse o secretário. O secretário disse ainda que, até o momento, a única versão que a pasta tem é a que foi contada pela família da idosa e que eles acreditam nela. “Nós entendemos que a pessoa que fez a denúncia está agindo de forma ética e responsável ela mesma afirmou como que foi que o fato aconteceu. Até o momento temos essa versão e acreditamos nela”, disse. A pasta afirmou que há vacinas suficientes para todos os idosos acamados com mais de 60 anos e para maiores de 85 anos, grupos que compõem a etapa de imunização iniciada na terça-feira (9/2). O secretário pediu ainda para que as pessoas continuem se vacinando. “Nós acreditamos no compromisso e na capacidade ética da nossa equipe. É muito importante que as pessoas vacinem ali neste momento. Não se privem de se vacinar. A garantia e a ética sempre estarão presentes”, contou.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br