Sexta-feira, 26 de
Abril de 2024
Estado

Benefícios

Passe Livre Estudantil abre período para cadastro e recadastro nesta segunda-feira

Segundo a Seds, por conta da pandemia, as viagens só serão liberadas após a divulgação dos calendários escolares. Os benefícios serão concedidos para estudantes da Grande Goiânia e de Anápolis

Foto: Divulgação
post
O benefício concede a isenção da tarifa do transporte coletivo para os alunos durante o primeiro semestre deste ano

01 fevereiro, 2021

Goiânia (GO) -  Estudantes da Região Metropolitana de Goiânia e de Anápolis podem fazer o cadastramento ou o recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE) a partir desta segunda-feira (1º/2). O benefício concede a isenção da tarifa do transporte coletivo para os alunos durante o primeiro semestre deste ano. Ao todo, mais de 100 mil estudantes são beneficiados pelo programa em Goiás. Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), mesmo que a maioria das escolas estejam sem aulas presenciais, o benefício será concedido normalmente, visto que o número de viagens é creditado ao estudante conforme o calendário enviado pela instituição. Portanto, mesmo de forma não presencial, os alunos estarão com o direito garantido, mas só serão creditadas as viagens quando a instituição informar que as aulas presenciais serão retomadas. O prazo para fazer os procedimentos termina em 31 de março. A secretaria informou que, por conta da pandemia do coronavírus, os alunos da Grande Goiânia devem fazer o cadastro ou a atualização pela internet. Já os de Anápolis devem fazer de forma presencial.

Alunos da Grande Goiânia

Os estudantes devem fazer o procedimento de cadastro ou atualização do benefício por meio do site do programa. O acompanhamento da aprovação do benefício também é feito pelo site em um prazo de até dez dias, para os novatos. A confecção do cartão demora mais cinco dias. Após ser aprovado, o aluno tem que ir a uma unidade do Vapt Vupt para retirar o cartão. Para isso, é necessário agendar o atendimento por meio do site do Vapt Vupt.

Alunos de Anápolis

Os estudantes anapolinos devem fazer o procedimento presencialmente. Os alunos que já têm o Passe Livre devem solicitar a atualização na instituição de ensino que está matriculado. Já os novatos devem comparecer à sede da Urban – Passe Livre Estudantil, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central. A análise do pedido do cartão é feita no mesmo local, em um prazo de até sete dias, e pode ser acompanhada pelos telefones (62) 99206-7964 e (62) 99360-2568. Após a solicitação ser aprovada, o aluno ou responsável deverá se dirigir à unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, Setor Central, para retirar o cartão e documento com foto. Com os cartões em mãos, os beneficiários deverão fazer a ativação do benefício em uma das unidades do Vapt Vupt em Anápolis, mediante agendamento no site do Vapt Vupt.

Após aprovado

Segundo a Seds, durante os procedimentos presenciais de estudantes menores de idade, a entrega do cartão será feita somente para o pai, a mãe, avós maternos e paternos, ou responsáveis com documento original com foto do beneficiário e do responsável. Ainda segundo a coordenação do programa, o Passe Livre dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. A cobertura atende as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goiânia, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.