Sábado, 20 de
Abril de 2024
Estado

Educação

Parte dos colégios estaduais retoma as aulas presencias nesta segunda-feira em Goiás

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as escolas vão funcionar com 30% da capacidade em presencial e terão revezamento de alunos

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Colégios estaduais voltam às aulas presencias na segunda-feira em Goiás

25 janeiro, 2021

Goiânia (GO) -  Após o início do ano letivo com ensino on-line, 82 colégios estaduais retomam também as aulas presenciais nesta segunda-feira (25) em Goiás. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as escolas vão funcionar com 30% da capacidade em presencial e terão revezamento de alunos. Além disso, outras medidas para evitar a disseminação da Covid-19 devem ser respeitadas. De acordo com a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, o retorno das aulas acontecerá de forma híbrida, isto é, de forma presencial e remota. Na última quinta-feira (21), as aulas on-line no estado já tinham voltado.

Para o retorno das aulas presenciais, foram estipuladas regras, como:

Uso de álcool gel;
Aferição de temperatura;
Marcação nas cadeiras indicando onde o aluno pode se sentar.

Segundo o governo, o estado continuará seguindo a resolução nacional que permite até 30% de estudantes nas escolas. A secretária explicou que a preferência para o retorno às aulas presenciais será dos alunos da 3ª série do ensino médio, dos estudantes do 9º ano e daqueles que não tiveram acesso à internet ao longo de 2020. No entanto, esse grupo de alunos não é obrigado a retornar de forma presencial. Caso os pais ou responsáveis decidam, poderão mantê-los estudando a distância. Ainda segundo Gavioli, as medidas definidas poderão sofrer mudanças de acordo com as definições do Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao Coronavírus em Goiás. A rede estadual reúne 1.029 colégios, de acordo com a secretaria. Até o momento, apenas 8% das escolas estaduais vão oferecer o ensino presencial e remoto, segundo o órgão. No entanto, a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Giselle Faria, pondera que esse número pode mudar, pois quem vai avaliar e definir se volta a oferecer as aulas presenciais é a direção do próprio colégio. "As escolas que voltam são aquelas que após analisarem o índice epidemiológico no município onde elas estão e a situação dos servidores que podem ser ou não pessoas de risco de contaminação, após isso, ela chama toda a comunidade escolar e, junto com a comunidade escolar, ela define se volta e como volta", disse.

Preparativos

Em um colégio estadual ouvido pela TV Anhanguera, são mais de 500 alunos matriculados nos dois turnos, mas no máximo 150 vão voltar para as salas de aula, seguindo a determinação de ter apenas 30% dos estudantes na escola. Segundo a gestora da unidade, Carolini Geraldini, haverá o revezamento mensal, conforme a autorização dos pais. "Os alunos que estão autorizados a retomar, com a autorização dos pais, eles vão frequentar a escola durante um mês. No outro mês, outros alunos virão, dentro de 30% de cada sala. Os que não estarão na unidade escolar, estarão tendo aula de forma on-line", disse.

Opiniões divergentes

Os pais estão com opiniões divididas sobre o retorno das aulas presenciais. Para a costureira Letícia Caroline, ainda não é o momento de retornar as aulas presenciais, por isso, o filho dela não vai voltar. "A vontade é grande para que ele volte, para recuperar o aprendizado, porque ano passado foi zero. Mas o medo está maior ainda", disse. Já a cabeleireira Raquel Alves diz que se sente segura em deixar o filho voltar, pois acredita que o adolescente é cuidadoso. "Optei por deixar sim, que ele volte para as aulas presenciais, porque ele consegue ter um controle de distanciamento, de higienizar bem as mãos, o uso da máscara", disse. Filho dela, o estudante Ulisses Camargo diz que está animado para o retorno às aulas nesta segunda-feira. "Eu prefiro mais o presencial do que a on-line, porque a onl-ine é um pouco complicado, por conta do tempo", disse.