Sexta-feira, 26 de
Abril de 2024
Estado

Variante do coronavírus

Nova variante do coronavírus identificada em Goiás não é mais transmissível ou grave que outras, diz superintendente em Saúde

Caso foi detectado em moradora de Ceres, que também é a primeira a ter reinfecção da Covid-19 confirmada no estado

Foto: Divulgação
post
Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde

09 fevereiro, 2021

Goiânia (GO) -  A nova variante do coronavírus identificada em Goiás não é mais transmissível ou grave do que as outras que já circulam no estado, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim. A variante, chamada de P2, já estava presente no Brasil e não há registro de que ela seja mais transmissível e, assim, cause aumento no número de casos da Covid-19. “Pelos levantamentos feitos pelo Brasil, ela não é uma linhagem que é mais transmissível ou que causa formas mais graves. O que serve de alerta para todos nós é que, mesmo quem já teve a doença, ela pode ter uma segunda vez”, disse. A nova variante foi identificada em uma moradora de Ceres, região central do estado. Ela também se trata do primeiro registro de reinfecção confirmado no estado. Segundo a superintendente, a paciente já está recuperada dessa segunda contaminação. A confirmação sobre a nova variante aconteceu na segunda-feira (8/2 ). Ela é diferente das encontradas em Manaus, Reino Unido e África do Sul. "É uma variante internacional e que já foi identificada em todas as regiões do país, mas ainda não tinha sido detectada em Goiás", explicou Flúvia. No relatório sobre a variante, feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, consta que ficou confirmado, “do ponto de vista laboratorial, a reinfecção pelo SARS-CoV-2 no estado de Goiás, considerando tratar-se de linhagens/variantes distintas em amostras do mesmo paciente, com intervalo superior a 90 dias”. Por fim, Flúvia Amorim ressaltou que é necessário que as pessoas continuem mantendo as rotinas de higienização e prevenção contra a Covid-19. “O fato da pessoa ter sido infectada não significa que ela possa andar sem máscara e deixar de usar as medidas de biossegurança”, completou.

Vacinação

A superintendente explicou que já existem cinco variantes identificadas no estado desde o início da pandemia. Porém, ela explicou que as vacinas desenvolvidas protegem contra essa nova variação.  O G1 entrou em contato por email às 9h35 com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber se as vacinas aprovadas protegem contra todas as variações que circulam atualmente e aguarda retorno. Ao todo, Goiás já recebeu mais de 356 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, já foram imunizados trabalhadores da área de saúde e idosos que moram em instituições de longa permanência. Agora, o objetivo é vacinar goianos com mais de 85 anos. O governo estadual lançou uma ferramenta de pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19. Porém, cidades como Aparecida de Goiânia e Rio Verde já estão utilizando sistemas próprios para organizar a imunização.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br