Sexta-feira, 26 de
Abril de 2024
Estado

MEIO AMBIENTE

Naturatins apreende 250 kg de peixe em operação no Cantão

Cerca de 250 kg de pescados foram apreendidos por equipes de fiscalização ambiental do Naturatins e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) na região do Parque Estadual do Cantão

Divulgação
post


27 junho, 2019

Em operação na região do Parque Estadual do Cantão, durante o período do feriado prolongado, fiscais do Naturatins e policiais do BPMA realizaram abordagens a embarcações com objetivo de coibir captura de quelônios e pesca ilegal.

Cerca de 250 kg de pescados foram apreendidos por equipes de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) na região do Parque Estadual do Cantão. A operação foi realizada entre os dias 18 e 21 de junho, com a abordagem de diversas embarcações e acampamentos, e tinha como objetivo principal o combate à captura de quelônios e pesca ilegal na área do PEC.

De acordo com o relatório da fiscalização, num acampamento foi verificado que havia uma grande quantidade de pirosca (pirarucu) e de tucunaré. Nenhuma das pessoas no acampamento tinha carteira de pescador profissional e ainda foi feita medição dos tucunarés, que estavam abaixo do tamanho permitido. Além da apreensão do pescado, foi aplicada uma multa de R$ 5.300,00. Conforme determina a lei, o pescado foi doado a entidades assistenciais na cidade de Caseara.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Eliandro Carlos Gualberto, ressalta que nos períodos de feriado prolongado e chegando as férias escolares de julho as ações fiscalizatórias serão intensificadas, tendo em vista o maior número de pessoas em atividades de lazer nos mananciais e unidades de conservação. “Queremos dar ênfase nas ações educativas, mas também trabalharemos sob o enfoque coercitivo para evitar os danos ao meio ambiente”, destacou.

Educação Ambiental
A equipe de fiscalização abordou diversas embarcações e realizou orientação de todos os ocupantes para não realizar a captura de quelônios (tartarugas), assim como para não realizar pesca dentro dos limites do Parque Estadual do Cantão. Lembraram ainda que está valendo a restrição de transporte de pescado de origem de pesca amadora (cota zero) para fora dos limites das áreas ribeirinhas.