Sexta-feira, 26 de
Abril de 2024
Estado

Vacinados

Mais de 18 mil goianos já receberam primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Goiás

Estado recebeu 183 mil doses da CoronaVac e distribuiu pouco mais de 90 mil aos municípios para primeiras doses. Reforço deve ser dado após mais de duas semanas da primeira aplicação

Foto: Reprodução
post
Cidades do interior finalizam primeira etapa de vacinação contra a Covid nos próximos dias

24 janeiro, 2021

Goiânia (GO) -  Quatro dias após a chegada de 183.080 doses da vacina contra a Covid-19 em Goiás, mais de 18.642 goianos foram imunizados em dez grandes cidades do estado. Esse número é de pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac. De acordo com o estado, essas mesmas pessoas devem ter o reforço aplicado em até 28 dias. As segundas doses estão garantidas a eles, armazenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Confira quantas doses já foram aplicadas em dez grandes cidades goianas:

Goiânia - 5.734 doses aplicadas
Aparecida de Goiânia - 4.411 doses aplicadas
Anápolis - 1.039 doses aplicadas
Rio Verde - 1.908 doses aplicadas
Luziânia - 619 doses aplicadas
Jataí - 632 doses aplicadas
Porangatu - 267 doses aplicadas
Catalão - 1.044 doses aplicadas
Itumbiara - 1.498 doses aplicadas
Formosa – 1.490 doses aplicadas

O G1 solicitou o número de pessoas imunizadas no estado à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e aguarda retorno. A pasta explicou que depende de um sistema de cadastro do Ministério da Saúde (MS) que está apresentando instabilidade.

Prioridades

Segundo diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da SES-GO, devem ser vacinados contra a Covid-19, com prioridade:

Profissionais da saúde da linha de frente ao combate à Covid-19;
Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência e residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
População indígena vivendo em terras indígenas.

De acordo com a SES, há pouco mais de 87 mil pessoas nesses grupos. A pasta informou que os profissionais que atuam na linha de frente ao combate à Covid-19 representam 34% de todos os mais de 200 mil trabalhadores da área, mas que todos devem ser vacinados à medida que chegarem mais doses da CoronaVac ou outra marca de vacina. Um lote com 2 milhões de doses da AstraZeneca, por exemplo, já chegou ao Brasil e aproximadamente  130 mil devem ser repassadas a Goiás até segunda-feira (25/1), de acordo com o governo do estado. O governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) chegou a falar sobre o uso dessas doses em um evento na sexta-feira (22/1). Segundo ele, diferente da estratégia adotada com a CoronaVac, todas as vacinas AstraZeneca que chegarem neste primeiro lote serão aplicadas imediatamente. Ou seja, não devem ser "seguradas" doses para aplicação do reforço. O governador explicou que a segunda dose desse modelo de vacina só precisa ser aplicado após 12 semanas, o que dá tempo para que mais uma remessa chegue a Goiás.