Terça-feira, 23 de
Abril de 2024
Estado

Luto

Idoso que estava na fila por UTI Covid morre horas após conseguir transferência hospitalar

Enquanto aguardava vaga, a filha Kaline da Paz fazia vigília para acompanhá-lo pela janela do Hospital Regional de Porto Nacional (TO)

Foto: Arquivo Pessoal
post
João Nonato Assunção aguarda vaga de UTI no hospital de Porto Nacional

13 março, 2021

Araguaína (TO) -  Morreu na manhã deste sábado (13/3), em Araguaína, o idoso João Nonato Assunção. O paciente, que tinha 70 anos, ficou dias na fila por um leito de terapia intensiva para tratar a Covid-19, mas evoluiu para óbito horas após conseguir a transferência que precisava. Antes de conseguir um leito de UTI, a filha Kaline da Paz fazia vigília para acompanhar o pai pela janela do Hospital Regional de Porto Nacional, onde ele estava internado. A mulher já tinha perdido um irmão para a doença e agora a família está em luto mais uma vez. Seu João morreu por volta de 5h30. A família conta que um leito foi disponibilizado no Hospital Dom Orione, em Araguaína. O paciente foi transferido em uma UTI aérea ainda nesta sexta-feira (12/3), mas à noite disseram que ele teve um comprometimento renal e precisava fazer hemodiálise. O idoso não resistiu. Sem comentar a demora da transferência, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que lamenta as mortes dos pacientes e que "equipes multiprofissionais que não medem esforços para preservar as vidas dos usuários do SUS".  A filha João Nonato conta que há seis meses perdeu um irmão para a Covid-19 de forma semelhante. Ele também precisou ser transferido para uma UTI e morreu 15 minutos antes da chegada da ambulância que faria a transferência. A mãe de Kaline também contraiu o coronavírus e precisou ser hospitalizada. Os casos de Covid-19 estão em alta no Tocantins. Nesta sexta-feira (12/3) o Tocantins registrou mais de 1,1 mil novos diagnósticos do novo coronavírus e mais 16 mortes.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta todos os óbitos ocorridos em suas unidades hospitalares, mas esclarece que o Paciente foi regulado e encaminhado - via UTI aérea - para um leito contratualizado em Araguaína no Hospital Dom Orione. A SES enfatiza que em seus 18 hospitais, há equipes multiprofissionais que não medem esforços para preservar as vidas dos usuários do SUS, e que a Central atua 24 horas por dia, em busca de maior celeridade no processo de transferência de pacientes, os quais são regulados, de acordo com os critérios de avaliação médica, que os prioriza pela gravidade do quadro clínico apresentado, respeitando a estabilização e condições de deslocamento do paciente.