Quarta-feira, 17 de
Abril de 2024
Estado

Saúde

Hospital Geral de Palmas (TO) reforma Unidade de oncologia e beneficia pacientes

Atualmente mais de 900 pacientes realizam tratamento na Unacon do HGP

Foto: Divulgação
post
Atualmente mais de 900 pacientes  realizam tratamento na Unacon do Hospital Geral de Palmas

06 janeiro, 2021

Palmas (TO) -  Uma boa notícia para os pacientes em tratamento de câncer do Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Geral de Palmas (HGP), passou por reforma, readequação e contam agora com nova estrutura de farmácia, ambiente moderno e eficiente para receber medicações e um acompanhamento especial. Na nova sala de quimioterapia o posto de enfermagem ficou mais próximo dos pacientes, além da inclusão de uma sala pediátrica seguindo orientações do Ministério da Saúde. A obra de reforma e readequação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Farmácia

“A nova estrutura foi pensada para atender melhor os nossos pacientes seguindo os critérios da legislação. O espaço ofertará um acompanhamento especial aos usuários, com relação aos outros medicamentos além dos oncológicos, com orientações de armazenamento e outras informações. Essa nova estrutura possibilitará aos farmacêuticos desenvolver sua atividade, um anseio antigo dos profissionais de farmácia. O projeto foi pensado por toda equipe da oncologia, profissionais da enfermagem, médicos e administrativos. Nosso maior foco é prestar a atenção farmacêutica, de forma ampla e segura, oferecendo assim um tratamento de qualidade”, explicou a Coordenadora da Farmácia Oncológica do HGP, Natália Belo Moreira Morbeck.

Unacom

A unidade de oncologia (Unacon) do HGP foi inaugurada em novembro de 2018. O ambiente conta com  consultórios, médicos especialistas e  clínicos da equipe de apoio,  equipe  multiprofissionais, sala de quimioterapia e farmácia. Na Unacom, é oferecido tratamento aos usuários com câncer de próstata, pulmão, colo uterino, mama, gástrico, leucemia mieloide crônica e aguda e outros. Segundo a coordenadora administrativa do Unacon do HGP, Loren Mariana Vieira e Silva Ribeiro, "a ampliação veio fortalecer a assistência e cuidado ofertado ao paciente. Atualmente mais de 900 pacientes  realizam tratamento na Unacon do HGP. Com certeza é uma grande conquista para nós”, explicou. Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo. “Nós somos referência no tratamento de câncer. Nosso objetivo foi oferecer um melhor serviço e assistência de qualidade aos nossos pacientes, além de um espaço mais adequado aos servidores que atuam no serviço”, afirmou.