Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Estado

Governador em exercício Wanderlei Barbosa prestigia inauguração de obras e destaca desenvolvimento de Pedro Afonso

Ponto alto da programação foi a inauguração do Estádio Municipal Ricardo Alves de Carvalho (Ricardão)

foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
post
Municipalismo

13 julho, 2019

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

 O governador em exercício do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, cumpriu agenda de trabalho dia  12, em Pedro Afonso, região centro norte do Estado, onde prestigiou a programação de aniversário dos 172 anos de fundação do município, comemorado no dia 15 de julho. O ponto alto da programação foi a inauguração do Estádio Municipal Ricardo Alves de Carvalho (Ricardão). Ao lado do prefeito local, Jairo Mariano, Wanderlei Barbosa participou de uma partida de futebol. O estádio custou mais de R $ 1 milhão e é fruto de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu. O local com arquibancadas com capacidade para mais de mil pessoas, vestiários, banheiros e outras dependências. Ao parabenizar os pedroafonsinos, o governador Wanderlei destacou que o município constitui uma referência para o Tocantins porque conta com uma educação de qualidade e um agronegócio que faz do município um polo de crescimento econômico, aliado a uma gestão eficiente e inovadora, que tem realizado obras importantes , a exemplo do estádio de futebol ora inaugurado. "Além de parabenizar, quero manifestar a alegria do Governo do Estado em saber que o município está tão bem cuidado e crescendo em todas as vertentes. Somos parceiro não só do prefeito, mas do município, como somos de todas as localidades do Estado", frisou Wanderlei Barbosa. Por sua vez, Jairo Mariano destacou a importância das obras entregues à comunidade e agradeceu a presença do governador em exercício Wanderlei Barbosa. "A presença do governador é uma demonstração de reconhecimento a representatividade do nosso município no cenário estadual".

História

Localizada no coração do Brasil, entre os rios Tocantins e Sono, a cidade de Pedro Afonso foi fundada em 1847. Seu nome originou-se de uma homenagem do frei Rafael Taggia, missionário da ordem de São Francisco e fundador da cidade, ao príncipe D. Pedro Afonso de Orleans e Bragança. Ao longo de seus 172 anos, Pedro Afonso construiu uma história. Uma das principais cidades do Tocantins, a cidade guarda em sua memória marcas importantes de sua centenária história. Entre elas o protagonismo na luta pela criação do estado do Tocantins, que tem em sua história recente, nascimento no ano de 1940, por meio do Comitê pela Criação do Território Federal do Tocantins, instituído por Ibanez Tavares dos Reis, na rua Barão do Rio Branco, centro de Pedro Afonso.

Economia

Com cerca de 15 mil habitantes, o município tem como base de sua economia o agronegócio, sendo considerada a capital da soja e que também abriga atualmente a maior e mais expressiva usina açucoalcoleira da região Norte do país, sendo uma das cidades líder em exportação do Tocantins. Além de forte polo econômico, os diversos atrativos turísticos de Pedro Afonso constroem em todo o município cenários paradisíacos, a exemplo das praias do Rio Sono, Ilha do Tocantins, Praia do Duga, que se formam as margens dos rios Tocantins e Rio Sono, e a coloca como um dos destaques dos roteiros turísticos e ecoturismo do Tocantins.  O município também conta um comercio varejista em expansão, sendo destino certo para quem busca investir em novos lugares. O evento contou com a presença da senadora Kátia Abreu; do deputado Léo Barbosa; secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; prefeitos e vereadores de cidades vizinhas.