Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Estado

Vacinação

Goiás já tem plano estadual de vacinação contra o coronavírus, diz secretário de Saúde

Estado deve receber 150 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca em 15 de janeiro. Expectativa da Saúde estadual é imunizar metade da população goiana até dezembro

Fotos: Divulgação
post
Secretário de Saúde de Goiás Ismael Alexandrino fala sobre plano de vacinação contra a Covid-19

06 janeiro, 2021

Goiânia (GO) -  Goiás já tem pronto o texto do Plano Estadual de Imunização, que será apresentado na reunião do Comitê de Operações de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) na quarta-feira (6/1). Caso seja aprovado, o cronograma de vacinação pode começar em 20 de janeiro, segundo o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. Governadores de diferentes estados se reuniram por teleconferência, na terça-feira (5/1), com o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, para cobrar um cronograma de vacinação contra a Covid-19 para todo o país. Contudo, não obtiveram uma data após a conversa. A assessoria de imprensa do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que ele não participou da reunião. "De acordo com o que estava previsto, [a vacinação] deve começar no final de janeiro. Se chegar no dia 15, dentro de cinco dias a gente deve começar, mas o Ministério da Saúde vai divulgar o Dia D, que vai começar pelos grupos prioritários", explicou Alexandrino. As vacinas serão distribuídas para as 18 Regionais de Saúde, que estão nas macrorregiões Nordeste, Centro-Oeste, Centro-Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste, e depois redistribuídas para os municípios. As primeiras 150 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca devem chegar a Goiás em 15 de janeiro. Caso essa data seja cumprida, o secretário prevê o início da vacinação para os grupos prioritários no dia 20. O estado pretende vacinar metade dos 7 milhões de moradores até dezembro de 2021. A vacina tem eficácia de 70% já na 1ª dose, conforme apontam testes no Brasil. O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira que o Brasil vai importar 2 milhões de doses. No entanto, o estado vai aguardar o cronograma oficial do Ministério da Saúde. A pasta, por sua vez, divulgou um cronograma "preliminar", dividido em quatro etapas de grupos prioritários.

Os principais pontos da estratégia preliminar de vacinação são:

Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares).
Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Como não está previsto no plano divulgado pelo Ministério da Saúde a vacinação de crianças, Alexandrino afirma que não há expectativa de quando elas poderão receber as doses. Segundo o secretário, isso acontece porque as vacinas que estão na última etapa de testes não estão sendo testadas em crianças.

Kits de seringas
O pregão de Goiás para aquisição de seringas e agulhas foi realizado em novembro de 2020. Cada seringa com agulha custou aos cofres públicos R$ 0,31 centavos. O estado adquiriu adquiriu 2,5 milhões de kits de seringas e agulhas. Além disso, há 1,3 milhão em estoque, totalizando 3,8 milhões de kits para as primeiras fases da campanha. Os materiais são entregues gradualmente até janeiro de 2021. Segundo Alexandrino, os kits adquiridos pela pasta são suficientes para vacinar os grupos prioritários no estado. Há cerca de 1,8 milhão de pessoas com prioridade de imunização no território goiano.