Sábado, 20 de
Abril de 2024
Estado

Campo

Extensionistas participam de capacitação no sistema integração lavoura-pecuária-floresta na agricultura de baixo carbono

Com mais de dez anos em execução, o Plano ABC conta com 45 URTs implantadas, 150 técnicos capacitado, colocando o Tocantins como o segundo do país em números de contratos firmados

Divulgação
post
Para Thiago Dourado, o esforço contínuo contribuem de maneira significativa para a evolução do ABC no Estado

27 junho, 2019

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavoura-pecuária (ILP), e palestras sobre oportunidades mercadológicas para os pecuaristas que produzem em sistema ILPF, potencial de recuperação de pastagens degradadas e de ILPF na mitigação de gases de efeito estufa.

Com mais de dez anos em execução, o Plano ABC conta com 45 URTs implantadas, 150 técnicos capacitado, colocando o Tocantins como o segundo do país em números de contratos firmados, com recursos aplicados na ordem de mais de R$ 180 milhões.

Para o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, presente na abertura dos trabalhos, o esforço contínuo de todos os entes envolvidos e dos extensionistas contribuem de maneira significativa para a evolução do ABC no Estado. “50% das metas alcançadas no Brasil dentro do ABC, foram atingidas aqui no Tocantins, isso demonstra o esforço continuo da equipe técnica para conseguirmos esses índices, mesmo em momentos de instabilidade. Os órgãos ligados ao meio rural, também acabam conversando e construindo esse relacionamento conjunto, superando os desafios e chegando aos resultados que o setor precisa. O Ruraltins, que trabalha provocando mudanças na vida das pessoas, tem uma grande capilaridade, e nós estamos aqui para somar e mostrar a importância de tudo isso”, destacou o presidente.

De acordo com o  chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Freitas, o projeto é extremamente exitoso devido as parcerias, principalmente com a extensão rural. “O Ruraltins é um parceiro de todas as horas e temos muito orgulho de perceber que o trabalho vem se consolidando, além do Estado acampar essa ideia”, afirmou.

Humberto Simão, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Tocantins, ressalta a institucionalização do Plano ABC. “  Eu sempre destaco que o Plano ABC deu certo na hora que foi institucionalizado pelo Ruraltins e  Seagro, que entenderam a importância para o Estado. Esse modelo de capacitação continua, onde os técnicos mostram os avanços das URTs implantadas e os resultados alcançados, é referencia nacional. Secretários de vários estados, já se comprometeram a vir aqui só para ver como funciona todo o processo”, disse.  

O engenheiro agrônomo e coordenador do Grupo Gestor do Plano de Agricultura de Baixo Carbono no Tocantins, Fernando Garcia, ressaltou que a  rede formada por técnicos e instituições é responsavel pelo sucesso das ações. “O Tocantins já é bastante conhecido em nível nacional pela forma que conduz o Plano ABC que já capacitou mais de 21 mil pessoas em ILPF, isso graças ao envolvimento de todos na disseminação das tecnologias para os produtores rurais”, ressaltou Fernando Garcia.

A capacitação em integração-lavoura-pecuária-floresta está no quinto módulo e acontece no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas.