Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Estado

Morte

Ex-governador de Goiás Helenês Cândido (MDB) morre com Covid-19

Político morreu dentro de ambulância, a caminho de Caldas Novas, onde seria internado em um leito com suporte para hemodiálise. Aos 86 anos, ele deixa esposa e dois filhos

Foto: Reprodução/Instagram
post
Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela lamentou nas redes sociais a morte do ex-governador Helenês Cândido

18 março, 2021

Morrinhos (GO) -  Helenês Cândido, ex-governador de Goiás, morreu aos 86 anos em decorrência da covid-19. Na  quarta-feira (17/3), ele estava sendo transferido de ambulância do hospital em que estava para um leito de UTI, e não resistiu. Cândido esperava por um leito de UTI há três dias, segundo relatou a família ao portal G1. Ele estava a caminho de Caldas Novas, no sul do estado de Goiás. O advogado e amigo de Helenês, Murilo Falone, relatou que o político foi diagnosticado com covid-19 no início do mês, assim como a esposa dele, Lila Morais. Os dois foram internados em um hospital particular de Goiânia. Os dois receberam alta após uma semana e voltaram para Morrinhos, onde viviam. No entanto,  sexta-feira (12/3), Helenês Cândido apresentou sintomas da covid-19 novamente e foi internado. No dia seguinte, ele teve de ser entubado e transferido para uma semi-UTI no Hospital de Campanha em Santa Helena de Goiás. De acordo com informações do G1, o quadro do ex-governador se agravou no  domingo (14/3). Ele precisava de um leito de UTI para fazer hemodiálise. A vaga, só apareceu na tarde de quarta-feira (17), em Caldas Novas (GO). Durante a transferência, Helenês Cândido morreu. O político deixa a esposa e dois filhos. O enterro aconteceu na manhã de quinta-feira 18/3), no Cemitério São Miguel, em Morrinhos, cidade natal de Helenês Cândido. Filiado ao MDB durante toda a vida, Cândido foi prefeito de Morrinhos entre 1973 e 1997, deputado estadual em três mandatos e governador de Goiás de 1998 e 1999.  O G1 questionou a Secretaria Estadual de Saúde sobre a demora na transferência de Helenês Cândido, mas não obteve resposta.

Dia com maior número de casos

O Brasil registrou 2.648 novas mortes pelo novo coronavírus e 90.303 casos da doença nesta quarta (17). Com isso, o total de mortos chegou a 284.775 e o de casos a 11.693.838, de acordo com o painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo. O Conass divulgou os números como 3.149 óbitos e 99.634 casos confirmados, mas fez a ressalva de que haviam dados represados, já que o governo do Rio Grande do Sul não enviou seus dados a tempo na última terça (16). Após a divulgação do Conass, o RS registrou que tinha 501 óbitos e 9.331 casos não informados ao conselho. Somados os dados do RS com os divulgados pelo Conass, o dia 16 de março de 2021 agora é o dia com mais mortes no Brasil, com 2.841.