Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Estado

Luto

Ex-deputado estadual Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida de Goiânia, morre de Covid-19

Ex-político estava internado em UTI de São Paulo para tratar a doença. Ficou intubado e sedado para recuperar a capacidade pulmonar, que chegou a 90% de comprometimento

Foto: Reprodução/Instagram
post
Léo Mendanha morre de Covid-19 aos 66 anos após lutar contra a doença em uma UTI

07 abril, 2021

O ex-deputado estadual Liosmar Evaristo Mendanha, o Léo Mendanha, morreu de Covid-19 na noite de terça-feira (6/4) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 66 anos. Ele estava internado desde 17 de março para tratar a doença. Ficou intubado e sedado para recuperar a capacidade pulmonar, que chegou a 90% de comprometimento. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), publicou uma homenagem ao pai em rede social. "É difícil expressar o sentimento que está no meu peito. Perdi não só um pai, perdi não só um amigo, perdi o maior incentivador da minha vida. Meu pai era meu alicerce, era minha base, minha raiz, minha estrutura abaixo da envergadura que me tornei", disse Gustavo Mendanha em rede social. O prefeito de Aparecida recebeu a notícia da morte do pai no Hospital Santa Mônica, onde está internado para tratar a Covid-19. Nesta terça-feira, ele testou negativo, mas segue na unidade médica fazendo fisioterapia para se recuperar. Além dele, a esposa, dois filhos e a mãe também tiveram coronavírus, mas não precisaram de internação. Gustavo Mendanha disse ainda que o pai é "o homem provavelmente mais humilde e simples que conheci, desprovido de vaidade. E com um coração que não cabia no peito". "Seguirei seus exemplos junto com a nossa família. Lembrando do que ele sempre dizia 'combati o bom combate e guardei a fé'. A nossa fé permanece inabalável no Deus de Israel. Sairemos dessa fornalha ainda mais fortes. Meu eterno amor ao meu Pai. Peço que orem por todos os que estão sofrendo hora com as perdas, hora com a doença. Jesus Vive e Reina pra Sempre! Papai te amo, e toda nossa família", escreveu o prefeito. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia disse em nota que as informações sobre o traslado do corpo de São Paulo para Aparecida e o sepultamento serão repassadas quando estiverem disponíveis. Léo Mendanha era comerciante e corretor de imóveis. Nasceu em 29 de novembro de 1954, em Inhumas. Era casado com Sônia Melo Mendanha, de 61 anos, e deixa três filhos: Gustavo, Danilo e Thaize Mendanha. Foi eleito deputado estadual em 1995 e reeleito em 1999. Também foi vereador em Aparecida de Goiânia entre 1989 e 1992.

Homenagens
Mayara Mendanha, esposa de Gustavo Mendanha, postou uma homenagem ao sogro em rede social. "Venho aqui com muita dor no coração falar do falecimento do meu querido sogro, o ex-deputado Léo Mendanha. Seu Léo era um ser especial, abençoado por Deus e que tinha um dos abraços mais ternos. Meu marido perdeu o pai maravilhoso e meus netos perderam o vovô Léo. Mas nós não questionamos os desígnios de Deus, apenas aceitamos e seguimos firmes no caminho de paz e de bons ensinamentos passados pelo nosso querido Léo nesses anos de convivência. Foram anos especiais e lindos! Obrigada por ser presente sempre. Descanse em paz, sogrinho", disse Mayara Mendanha.
 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), lamentou a morte de Léo Mendanha em rede social

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado Léo Mendanha. Gracinha e eu reforçamos nossas orações para que Deus conforte os familiares, representados pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e dê forças nesse momento de dor. Contem com a gente", postou Ronaldo Caiado.


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), publicou nota de pesar na noite de terça-feira

"É com imensa tristeza que recebo a confirmação da morte de Léo Mendanha, ex-deputado e pai do meu amigo e prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. Minha solidariedade a toda a família neste momento tão difícil. Recebam minhas orações pedindo a Deus que conforte o coração de cada um. Temos enfrentado dias terríveis e perdido muitos companheiros para este vírus maldito", disse Rogério Cruz.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Sandro Mabel, divulgou nota de pesar pela morte de Léo Mendanha

"Nesse momento de dor, manifestamos sinceras condolências e solidariedade à esposa Sônia Melo Mendanha, aos filhos Gustavo, Daniela e Thaize e familiares. Léo construiu trajetória dedicada ao empreendedorismo e ao fomento do desenvolvimento e do emprego em nosso estado", pontuou Mabel.

Nota da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

É com profundo pesar que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e família receberam na noite desta terça-feira, 6 de abril, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a informação que foi constatada a morte cerebral do ex-deputado estadual Léo Mendanha, 66 anos, que estava em tratamento da Covid-19. A família consternada agradece a todos pelas orações.

Mais informações sobre o traslado do corpo para Aparecida e o sepultamento serão repassadas quando estiverem disponíveis.