Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Estado

Inadimplência

Em Palmas (TO) profissionais da saúde que trabalham no HGP estão com salários atrasados

Mesmo atuando na linha de frente contra a Covid-19 estão sem o salários. O secretário de saúde do Tocantins, Edgar Tollini, afirmou que os servidores devem comprovar serviço para receber o pagamento

Foto: Divulgação
post
Edgar Tollini:os servidores devem comprovar serviço para receber

24 março, 2021

Palmas (TO) - Profissionais de saúde que trabalham na rede estadual do Tocantins estão denunciando o atraso de pagamento de salários. Mesmo quem atua na linha de frente contra o novo coronavírus no Hospital Geral de Palmas (HGP) está reclamando do problema e cobrando solução. O secretário de saúde do Tocantins, Edgar Tollini, afirmou que os servidores devem comprovar serviço para receber.  Uma funcionária da unidade que preferiu não ser identificada disse que não recebeu em março o valor referente aos serviços prestados em fevereiro. Mesmo assim ela segue trabalhando sem salário. A mulher conta que está sofrendo com a situação e que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não dá nenhuma justificativa. "Tive a surpresa no dia 1º de março que o meu pagamento não caiu na minha conta. Corri atrás para saber o motivo e me disseram que eu não estaria trabalhando, eu não levei os documentos que precisava, que eles pediram porque eu estava de licença. Em momento algum eu estive de licença", disse. A mulher conta que nunca se afastou das atividades ou trabalhou de forma remota. Disse ainda que mais profissionais estão com salários atrasados. "Em momento algum eu estive de licença. Estou ativa na escala e no mês de março eu não recebi. Não tive uma justificativa. Liguei na Secretaria, falaram que eu estava em home office. Porém eu estou ativa. Daí então, não só eu como vários colegas ficaram sem receber", afirmou a servidora. Ela teme ficar mais um mês sem salário. "Esse mês de abril, que o pagamento ainda vai sair, fui surpreendida novamente que meu nome não está na folha de pagamento", disse. A técnica de enfermagem Cenira Gomes trabalhava no HGP, estava sem receber e foi dispensada recentemente. "Eu estou afastada pelo decreto há mais de 7 meses. Sou do grupo de risco. Conforme o hospital pediu para ficar em casa. E quando foi semana passada eu recebi ligação do RH dizendo que eu estava desativada. E no mês passado meu salário não caiu na conta", afirmou.

No ano passado o Governo do Tocantins autorizou os servidores que pertencem a grupos de risco a trabalharem de casa. Mas segundo os profissionais do HGP, em fevereiro deste ano eles foram convocados para retornar e deveriam assinar um documento como se o retorno fosse voluntário.

Os profissionais relataram que existe uma lista com os nomes de vários servidores que estão trabalhando regularmente, mas tiveram os salários cortados. Alguns que estavam no período de férias também não receberam.

Ao Bom Dia Tocantins, o secretário de saúde do Tocantins Edgar Tollini afirmou nesta quarta-feira (24) que funcionários devem comprovar serviço para receber salário. (Assista parte da entrevista abaixo)

"Temos 3 mil funcionários dentro do HGP e tivemos em torno de 100 que não receberam. Alguns comprovaram o efetivo labor dentro da unidade. [...] Aqueles que estão afastados tem que mostrar o labor e comprovar o exercício do home office. O funcionário que foi dispensado, provavelmente é um contrato que eu tenha que substituir por outra pessoa. Hoje o número de afastados da Secretaria de Saúde chega a 800", disse o secretário. Os profissionais relataram que existe uma lista com os nomes de vários servidores que estão trabalhando regularmente, mas tiveram os salários cortados. Alguns que estavam no período de férias também não receberam. Em meio as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e sem receber pelos serviços prestados, os profissionais cobram os valores. "Eles não tem uma resposta para a gente. Não sabemos quando vamos receber e isso é injusto porque estamos ali trabalhando, em plena pandemia, e ralando. Não é brincando não. E esse povo fazendo graça com a gente. A gente quer uma resposta. O que é que está acontecendo? Porque deixou a gente sem receber. A gente tem nossos compromissos, estamos ativos, trabalhando. É muito difícil, Não só para mim, mas muitas pessoas estão na mesma situação", reclamou. A Cenira Gomes também espera receber o valor da única fonte de renda. "Sem salário está complicado. A gente liga na Secretaria e eles não dão resposta. Liga no RH do hospital e não dá resposta também. A situação está complicada e sem pagamento não dá para ficar", reclamou a técnica de enfermagem.

O que diz a secretaria

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que está em análise toda a documentação apresentada pela gestão do Hospital Geral de Palmas (HGP), recebida como prova do labor dos servidores, para a efetivação do pagamento da folha. "A SES destaca que não há ação de coação por parte da Gestão Estadual, apenas solicitação do cumprimento de jornada de trabalho prevista na Legislação vigente, para a qual cada profissional foi contratado", diz a nota. Ainda segundo a secretaria, descontos pontuais em folha foram feitos dentro da legalidade, com aviso prévio das irregularidades dos referidos servidores e que logo que se prove com documentação a regularidade do labor, a gestão efetuará os devidos pagamentos. Por fim, afirmou que a que a folha de pagamento dos servidores com regularidade na comprovação de labor está em dia, inclusive da indenização aos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19.