Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Direito & Justiça

Autorização

Justiça autoriza pesquisa que aponta Eli Borges na liderança pela Prefeitura de Palmas

A pesquisa da Lerigou Consultoria em Tecnologia está registrada do Tribunal Regional Eleitoral /TO sob o número 00873/2020

Foto: Divulgação
post
Ao comentar a pesquisa Eli Borges considerou que mostra a realidade das ruas

08 novembro, 2020

Palmas (TO) -  A decisão do juiz eleitoral Lauro Augusto Moreira Maia foi publicada no sábado, dia (7/11). O magistrado julgou improcedente a representação que a coligação da atual prefeita Cínthia Ribeiro (PSDB) impetrou para impugnar a pesquisa que confirma Eli Borges (SD) em primeiro lugar na preferência do eleitorado palmense. “Julgo improcedente a presente representação, revogo a decisão liminar (ID 22062594). Extingo o processo, com resolução do mérito”, escreveu o juiz na sentença.  Conforme levantamento da Lerigou Consultoria em Tecnologia Ltda, na modalidade espontânea, Eli Borges lidera a corrida pela Prefeitura de Palmas com 28% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Cínthia, com 27%. Em terceiro estão Vanda Monteiro (PSL) e Tiago Amastha Andriano (PSB), empatados com 6% cada um. O candidato Júnior Geo (PROS) aparece em quarto lugar com 5%, Marcelo Lélis (PV) está com 4% e Gil Barison (Republicanos) com 3%. Nessa modalidade Max Dornellys (PTC) registra 2% e João Bazolli (PSOL) 1%. Os candidatos Joaquim Rocha (PMB), Alan Barbiero (PODE) e Vilela (PT) não foram citados na pesquisa espontânea. Dos 600 eleitores ouvidos 9% não souberam responder e 9% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos que concorrem ao cargo de prefeito de Palmas em 2020. Na pesquisa estimulada, o candidato Eli Borges mantém-se em 1º lugar com 26%, seguido pela candidata tucana com 24%. Os demais candidatos aparecem nesta ordem: Vanda Monteiro e Tiago Amastha Andrino empatados com 7% cada. Júnior Geo com 5%, Marcelo Lélis com 4%, Gil Barison e Alan Barbiero com 3% cada; Max Dornellys, João Bazolli e Vilela (PT) pontuaram com 1% cada um deles. Já Joaquim Rocha (PMB) não foi citado por nenhum eleitor, ficando com 0%. Dos entrevistados, 9% não souberam responder e 9% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos a prefeito. Nesse quesito a prefeita é disparada a mais rejeitada entre todos os outros candidatos. 30% dos eleitores consultados rejeitam ou reprovam Cínthia, que nesse quesito é seguida por Andrino, Vanda e Lélis, com 14%, 9% e 8%, respectivamente. Vilela e Eli Borges, têm 5% de rejeição; e Júnior Geo foi rejeitado por 3% dos entrevistados. Alan Barbiero, Gil Barison, Joaquim Rocha, João Bazolli) e Max Dorneles somam 2% de rejeição cada. 8% disseram dos consultados disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos; e 8% não souberam responder.

Realidade das ruas

Ao comentar a pesquisa Eli Borges considerou que mostra a realidade das ruas. “Estamos na frente e com as bênçãos de Deus e o apoio do povo de Palmas vamos vencer as eleições”, afirmou. Para o coordenador da coligação “Um Novo Tempo! Valorizando a Honestidade, a Família, Governando com Deus e o Povo”, Tenente Célio, a tentativa de impedir na justiça a divulgação da pesquisa da Lerigou Consultoria não teve êxito porque não havia nenhuma irregularidade, como a própria justiça eleitoral comprovou. “Os impugnantes não lograram êxito no pleito e como era de se esperar a pesquisa teve a sua divulgação autorizada”, declarou.

 Registro

A pesquisa da Lerigou Consultoria em Tecnologia está registrada do Tribunal Regional Eleitoral- TER/TO sob o número 00873/2020. O levantamento foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro, quando foram consultados 600 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

Fontes: Ascom do candidato a prefeito de Palmas (TO) Eli Borges 77 do vice-prefeito Joseph Madeira / www.poptvnews.com.br