Terça-feira, 16 de
Abril de 2024
Direito & Justiça

Condenação

Ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) tem condenação por caixa 2 mantida

Caso é referente à campanha eleitoral de 2006, quando ele concorreu para o Senado. Defesa do político sempre alegou inocência dele e não deve recorrer da decisão do TRE

Foto: Douglas Schinatto/O Popular
post
Marconi Perillo (PSDB) ao deixar sede da Polícia Federal após passar a noite preso em sala da corporação

05 agosto, 2021

Ex-governador do estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) teve condenação por caixa 2 mantida em decisão colegiada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No entanto, no próprio documento, o relator Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior explicou que o crime prescreveu e nenhuma punição deve ser aplicada. Cabe recurso. A nova decisão foi dada na quarta-feira (4/8). A pena a ser cumprida seria o pagamento de R$ 18 mil, além de 1 ano e 8 meses de reclusão em regime aberto (ou prestação de serviços comunitários). Responsável pela defesa de Marconi, o advogado Antônio Carlos Almeida, conhecido como Kakay, disse que não vai recorrer. “Sempre defendemos a completa inocência do ex-governador Marconi Perillo, que só foi denunciado à época por uma tentativa de criminalizar a política”, informou por meio de nota (veja íntegra ao final do texto). O G1 entrou em contato com o Ministério Público Eleitoral por e-mail às 12h06 e aguarda retorno para saber se o órgão deve recorrer da decisão. O processo se refere às eleições de 2006, quando Marconi era candidato ao Senado. Segundo a denúncia, o político "adulterou documentos particulares (contudo, e como visto, de natureza pública), apresentando inúmeras notas fiscais frias”. As acusações indicavam que os responsáveis pela campanha “omitiram despesas e doações e fizeram inserir compras e serviços não prestados ou diversos do que realmente foi feito, acrescentando ou reduzindo valores para simular a regularidade das contas”. A primeira sentença foi dada em outubro de 2020. Além de condenar o político pelo caixa 2, o absolveu das acusações de formação de organização criminosa e fraude processual. A defesa recorreu pedindo que Marconi fosse absolvido de todas as acusações e o Ministério Público Eleitoral também, mas solicitando que o político fosse condenado pelos outros dois crimes e que a pena fosse maior. Na decisão mais recente, de quarta-feira, toda a sentença de 2020 foi mantida pelo TRE. Ao final da sentença, no entanto, o relator explicou que a pena não seria aplicada. O magistrado Márcio Antônio analisou o tempo corrido "entre a data do fato e o recebimento da denúncia”, que foi superior a quatro anos. Segundo a sentença, a condição “denota a prescrição penal retroativa pré-processual, permitida à época dos fatos, diante da pena ora concretizada”.

Defesa de Marconi Perillo
A defesa técnica do ex-governador Marconi Perillo obteve importante vitória no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. O Tribunal absolveu o ex-governador das acusações de fraude processual e formação de quadrilha. No tocante à acusação de falsidade eleitoral, o Tribunal reconheceu a prescrição da pretensão punitiva. A defesa teria todo interesse em levar a discussão da falsidade aos Tribunais Superiores, mas a prescrição é matéria de ordem pública e não há mais o que discutir. Sempre defendemos a completa inocência do ex-governador Marconi Perillo que só foi denunciado à época, por uma tentativa de criminalizar a política. E a defesa técnica sempre confiou na Justiça de Goiás. Marconi, com a decisão de hoje, mantém seus direitos políticos. Foi feita JUSTIÇA!

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br