Quinta-feira, 18 de
Abril de 2024
Cultura

Sexta cultural

Taquaruçu (TO), receberá eventos de música e artes plásticas neste fim de semana

Última edição da Sexta Cultura e Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas serão realizados na Praça Joaquim Maracaípe

Foto: Divulgação
post
Elba Ramalho é a principal atração do Festival Pierre de Freitas

25 outubro, 2019

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Taquaruçu (TO) - O Distrito de Taquaruçu, município de Palmas,  será palco para de uma extensa programação cultural entre sexta e domingo, dias 25, 26 e 27 de outubro. O distrito, localizado a 30 km do centro de Palmas, foi escolhido para receber a última edição da temporada 2019 do projeto Sexta Cultural e também a primeira edição do Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas. Os eventos ocorrerão na Praça Joaquim Maracaípe e serão abertos ao público.

Sexta Cultural

Sucesso de público na Praça dos Girassóis, no centro da Capital, em sua primeira temporada o projeto reuniu mais de 30 artistas ao longo de seis edições. O encerramento contará com a participação de três veteranos da música tocantinense: Chiquinho Chocolate, Lucimar e Mara Rita, e ainda dois representantes da nova geração, Veridiana Barreto e Matheus Mancine. Já as intervenções artísticas que caíram no gosto do público, em especial das crianças, ficarão a cargo do grupo Trupe Açu. Assim como nas edições anteriores, o público também poderá saborear diversos pratos e bebidas nas barracas de alimentação e food trucks, além de adquirir peças artesanais.

Festival Pierre de Freitas

No sábado e no domingo, também na principal praça de Taquaruçu, será realizada uma homenagem ao artista plástico, professor, produtor cultural e tatuador Pierre de Freitas, que faleceu em janeiro de 2017 deixando sua marca como um dos principais nomes das artes plásticas do Tocantins. Pierre acreditava que era possível mudar o mundo por meio das artes, e seguindo esta mesma premissa, nos dois dias haverá oficina infantil de pintura desenvolvida pelo Instituto Wanderley, sempre a partir das 15 horas. A noite de sábado, a partir das 19 horas, será animada pelo DJ Rafael Guirole e por apresentações do Circo Os Kaco e a cantora Nasha Moretto. Ainda na noite de sábado haverá grande show com a cantora paraibana Elba Ramalho, a partir das 22 horas. A artista, que é reconhecida como um dos maiores nomes da música brasileira e referência entre os artistas nordestinos esteve várias vezes na Capital tocantinense, sendo sua última apresentação em 2013, nas comemorações pelo aniversário do Estado. O projeto Sexta Cultural e o Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas são realizados pelo Instituto Cidadania Amazônia, com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), via emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis. “É uma grande alegria receber a cantora Elba Ramalho em um show que presta homenagem a este grande artista que foi Pierre de Freitas”, comemora o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. “Graças a esta parceria entre o setor privado e o poder público e à sensibilidade da deputada Claudia Lelis estamos conseguindo realizar dois importantes eventos voltados para a formação de plateia e a valorização dos nossos artistas locais”, completa, lembrando que o fomento a economia criativa será um dos grandes legados da gestão Mauro Carlesse.