Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Cultura

Governo desenvolve ações e dá dicas de segurança para o Miracaxi 2019

Evento acontece entre os dias 19 e 21 deste mês e têm apoio do Governo do Tocantins para garantir segurança dos foliões e sociedade

Prefeitura de Miracema (TO)
post
Além de apoiar o Miracaxi, Governo do Tocantins também dá dicas e anuncia ações para manter a segurança do evento

19 julho, 2019

Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins
 
Uma das festas mais tradicionais que acontecem no mês de julho no Tocantins, o Miracaxi, carnaval fora de época, pretende levar milhares de pessoas para as ruas do município de Miracema. O evento, que vai acontecer entre os dias 19 e 21 deste mês, contará com apoio do Governo do Tocantins para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões e da sociedade em geral. Como de costume, a Polícia Militar atuará reforçando a segurança nos três dias de festa. Além de garantir a segurança dos foliões, blitze serão realizadas nas rodovias que dão acesso a Miracema e nas entradas e saídas do município, visando controlar o fluxo e aumentar a fiscalização. De acordo com a PM, a segurança será feita também por meio de imagens das câmeras de segurança espalhadas pela cidade e por um micro-ônibus de monitoramento que ficará no circuito do Miracaxi. Já o Corpo de Bombeiros Militar informou que o projeto estrutural de prevenção e combate a incêndio e pânico do Miracaxi 2019 já foi aprovado. Nesta sexta-feira, 19, uma equipe do órgão vai ao local do evento para realizar uma vistoria e assim verificar se as questões de segurança estão de acordo com o projeto aprovado. Além da segurança feita pelos policiais, haverá também profissionais de apoio de segurança privada contratados pelo evento.

Apoio ao Miracaxi

De acordo com a Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o apoio do Governo do Tocantins ao Miracaxi 2019 se dará por meio de liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. Segundo o presidente da Adetuc, Tom Lyra, o Governo do Estado não tem medido esforços para fomentar as ações que contemplam o período de férias, alta temporada no estado, e os parlamentares compreenderam a importância de impulsionar o turismo por meio de emendas parlamentares. "O Miracaxi, que é uma das programações mais tradicionais do estado neste período, não poderia ser esquecido. Nossa equipe está correndo contra o tempo para garantir a liberação desta e de outras emendas destinadas à temporada", garantiu.

Delegacia de Plantão

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que o atendimento à população durante o Miracaxi será feito pela a Polícia Civil, por meio da Central de Atendimento (Plantão 24 horas) e pela Delegacia Virtual (https://www2.ssp.to.gov.br/delegaciavirtual). Conforme o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Miracema, Clecyws Antonio de Castro Alves, no ano passado ocorreram cerca de 240 furtos durante o Miracaxi, principalmente de celulares, além de três roubos. Para evitar esse tipo de ocorrência, o delegado orienta que os foliões levem o mínimo de objetos para a festa, procurando estar de posse apenas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Carteira de Identidade (RG) e do dinheiro que irá gastar no evento. O delegado orienta também que os foliões evitem levar o celular ou que o mantenham em algum local na frente do corpo. Assim como devem evitar lugares escuros e andar desacompanhados.

Outras Orientações

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) ressalta aos foliões a importância de cuidar dos resíduos sólidos gerados durante a festa. A orientação é que procurem descartar corretamente o lixo produzido evitando o acúmulo nas ruas e o impacto ao meio ambiente. Já o Procon Tocantins alerta que os consumidores devem ficar atentos na compra de ingressos para os camarotes da micareta em locais oficiais, para prevenir-se contra falsificações. Em reservas de hotéis e pousadas a orientação é que o turista se informe, antes de viajar, sobre a quantidade de diárias inclusas no pacote, o valor do passeio, acomodações, refeições, e os serviços não inclusos. Viu algo errado? Denuncie no telefone 151 ou no nosso Whats Denúncia (63) 99216-6840, informa o órgão. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) destaca que, caso o cidadão tenha algum direito violado, que este deve procurar o posto policial mais próximo para registrar queixa. “Também é possível entrar em contato pelo disque denúncia 190 da Polícia Militar ou o disque 100 Direitos Humanos”, explicou a diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro. Já a Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente e a Gerência de Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju, que atuam na prevenção de abusos e violências contra crianças e adolescentes e na promoção dos direitos, alerta a sociedade em relação às crianças que participarão do Miracaxi 2019. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. “É necessário um cuidado com a identificação da criança, as mesmas devem ter pulseiras ou colares com nome e telefone dos pais e ou responsáveis, para que caso a criança se perca, o contato seja mais fácil”, destacou a Seciju.  Outra questão colocada é que é proibida a venda ou o consumo de bebida alcoólica, cigarros ou similares por crianças e adolescentes. A Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente também alerta para a exploração infantil, seja a exploração sexual ou de trabalho. A Polícia militar orienta aos foliões que redobrem a segurança desde o deslocamento (trânsito), e ao chegarem,  procurem um local seguro para estacionamento, não deixando objetos visíveis no interior do veículo. Levem consigo apenas o necessário. Evite uso de joias, não levem grandes quantias em dinheiro, não exponha celulares, tomem cuidado ao tirar selfs, pois tem sempre alguém de olho esperando uma oportunidade para levar seu aparelho. A PM estará atendendo as solicitações de ocorrências também por meio do telefone 190 e ainda pelo (63) 3366-1929.